Acompanhe nossa cobertura na Expointer 2017

03-09 Jantar-baile Os Monarcas - CTG Querência Xucra

Anúncio Domingueira Farroupilha - CTG Plácido de Castro

Festejos Farroupilhas de São Gabriel - Clique aqui para ver a programação

Primeira sessão da Câmara já tem "embate" entre vereadores Rossano Farias e Nenê

Primeira sessão do ano já teve embates entre os vereadores Rossano Farias e Nenê, movimentando a nova legislatura
A primeira sessão da Câmara de Vereadores de São Gabriel, após a legislatura anterior ser morna, começou quente já na primeira sessão. Além da apresentação dos novos, que agradeceram aos eleitores por chegarem ao Legislativo gabrielense. Mas depois de anos de calmaria, já houve o primeiro embate entre vereadores de situação e oposição, principalmente nas figuras dos vereadores Rossano Farias (PSB) e Paulo Sérgio Barros da Silva (Nenê, PDT), repetindo um "clássico" de rivalidade que Nenê tinha com o pai de Farias, o ex-vereador Rômulo.



Parte dos vereadores de oposição - André Focaccia (PSD); Éder Barboza (PT); Evaristo de Oliveira (PPS); Flávia Batista (PP); Rossano Farias (PSB) e Márllon Maciel (PP) declararam nas prmeiras manifestações que farão oposição, mas de forma responsável - ou seja, cobrando o atendimento do Executivo à comunidade e as promessas de campanha, mas propondo jamais obstaculizar projetos que beneficiem os gabrielenses.

No momento em que se discutia a proposição da vereadora Flávia, que proíbe o uso de fogos de artifício em São Gabriel, os dois já começaram a se atritar. O vereador Nenê, ao elogiar a vereadora, disse que o problema é antigo por ter eventos na Praça Tunuca Silveira que utilizam os fogos. Farias, por sua vez, questionou o vereador, dizendo que os parlamentares não são preparados para ser vereadores porque não conheceriam o Código de Posturas do Município, que em seu artigo 235 proíbe a queima de fogos de artifício em locais como as praças de esportes, estádios e demais.

"Pois bem, a função do vereador é legislar e fiscalizar e, pelo visto, o senhor estava preocupado e esqueceu de fiscalizar isso. Isso vinha acontecendo porque os vereadores viam os fatos e se limitavam a atender somente as demandas dos seus Gabinetes", se referindo diretamente ao vereador Nenê, dizendo ainda que ele não se elegeu porque não conheceria as leis como deveria ser. Farias ainda disse que o colega "deveria aproveitar a oportunidade dada pelo Prefeito Rossano que nomeou vereadores Secretários e lhe reconduziu ao Legislativo", alfinetou.

Nenê ainda retrucou, dizendo que Rossano Farias estaria na Câmara "graças ao ex-prefeito Balbo Teixeira" (PSB). “Se eu estou aqui por causa do Rossano, vossa excelência está aqui por causa do Balbo, que colocou a mãozinha por cima e lhe colocou aqui dentro e não apoiou nenhum outro vereador” o que motivou outra retrucação de Farias, dizendo que "ainda bem que tive a mão do ex-prefeito Balbo, que me ajudou a eleger, ao contrário do senhor, que não teve o apoio esperado do Prefeito Rossano", lascou.

Durante um aparte no pronunciamento do vereador Valdomiro Lima (Chiquinho, PSDB), os atritos retornaram. Nenê questionou que o governo anterior teria "determinados secretários que foram demitidos por 'incompetência' e que o atual Prefeito confia nos seus secretários", o que levou a mais uma reação inflamada do vereador socialista. "O Prefeito Roque subestimou nosso trabalho, tanto é que não se reelegeu. Se eu fosse tão incompetente, não teria recebido voto de louvor da Câmara pelos trabalhos prestados, inclusive proposição assinada pelo senhor, assim como me elegi, ao contrário do parlamentar", retrucou. O vereador Presidente da Casa, Claudiomiro Borges (PR), interviu para que os colegas se acalmassem no tom e que seguissem o regimento interno da Casa.

No final, a primeira sessão teve uma proposição para que o horário das sessões seja novamente alterado, das 20 horas para o meio-dia. O presidente alega que a medida geraria economia para a casa, mas por outro lado, impediria a comunidade de acompanhar as sessões. O vereador Carlos Alberto MacCord Lannes (PR), propôs sua remarcação para 12h30. A próxima sessão será na quinta-feira, 16 de fevereiro, ao meio-dia, até o momento. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 14/02/2017 22h07 
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: