Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

07 fevereiro 2017

Governo anterior não se mexeu e município perdeu recursos para construir UBS

Uma notícia deixou a comunidade surpresa na manhã desta quinta-feira (7). Ao tentar retomar tratativas para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos Bairros Pascotin e Vila Maria, a Prefeitura de São Gabriel descobriu que por falta de ações do governo anterior, os recursos foram perdidos porque o prazo venceu sem haver empenho para seguir as obras.



Segundo informações repassadas pela atual gestão da Prefeitura, o processo foi firmado em 2013, com previsão de repasse de R$ 408.000,00 para a construção de cada UBS. Mesmo com 20% dos recursos depositados desde 2014 e com o prazo para início das obras alongado até novembro de 2016, a gestão anterior não conseguiu desentravar os projetos. Sem ter ocorrido o processo de licitação que definiria a contratação da empresa para executar as obras e a não fixação das placas indicadoras da execução nos locais destinados confirmando o início, acabou acarretando o cancelamento das obras e os recursos foram suspensos.

Conforme o Ministério da Saúde, através do Sistema de Monitoramento de Obras - SISMOB, a gestão anterior não anexou uma nova solicitação de prorrogação de prazo, essa que poderia ter sido efetuada até novembro de 2016. O atual governo, na tentativa de reverter a situação, através de ofícios, e-mails e contatos junto ao Ministério da Saúde, desde os primeiros dias do ano, trabalhou para manter as duas UBS, porém o não cumprimento dos prazos durante o ano passado acarretou a perda destas unidades, conforme resposta dada pela Coordenação de Gerenciamento de Projetos da Atenção Básica ao município mediante uma solicitação efetuada em janeiro por uma prorrogação de prazo para agilizar os entraves nos projetos deixados pela gestão anterior.

Segundo a planilha orçamentária dos projetos, a construção das duas UBS foram orçadas em mais de 1,2 milhões, o município teria que destinar uma contrapartida de R$ 462.811,28 de recursos próprios para executar as obras. “É lamentável que tenhamos perdido essas duas unidades básicas de saúde por pura falta de gestão. Existiam recursos específicos para o início das obras desde 2014, contudo a liberação aconteceria após o projeto obedecer a todos os tramites legais, porém obstáculos e entraves encontrados pela gestão anterior e a não observância dos prazos fixados junto ao Ministério da Saúde, acarretaram por deixar a população gabrielense no prejuízo”, lamentou o Prefeito Rossano Gonçalves, em manifestação à reportagem.


Provavelmente, com a derrota na eleição, o Governo anterior deixou "a corda correr" e quem perde com isso é a comunidade. Falta de vontade ou gestão?

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Comunicação Social 
Data: 07/02/2017 13h00
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.