Saúde Plena é saúde para todos

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Festa de Natal EC Real

Anúncio vendas Incorporadora Beilfuss 1

São Gabriel exportará carne "in natura" para os Estados Unidos

Uma boa notícia para São Gabriel e a agropecuária gaúcha foi dada nesta semana. A unidade local do Frigorífico Marfrig tornou-se a primeira planta frigorífica do Rio Grande do Sul a conquistar habilitação para exportar carne “in natura” (fresca e congelada) para os Estados Unidos. A notícia foi confirmada nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, dois dias após a posse do novo presidente americano Donald J. Trump, quando a Secretaria de Comércio Exterior dos Estados Unidos remeteu a informação á Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Rio Grande do Sul. A decisão foi comemorada por várias lideranças e segmentos da comunidade.



O Marfrig possui em São Gabriel a mais moderna planta frigorífica do Sul do Brasil, com procedimentos que atendem ás normas de um dos mercados mais exigentes do planeta.  A autorização é a conclusão de um processo de diálogo entre Brasil e EUA, iniciado em setembro do ano passado pelo presidente Michel Temer e o ministro da Agricultura Blairo Maggi. O Marfrig de São Gabriel, que já exporta para diversos países, através do mercado americano conquista também espaço para a carne da região em países do Atlântico Norte que usam as mesmas regras fitossanitárias, como Canadá, México e Japão. Essa notícia foi bem recebida por importantes segmentos da comunidade.

O prefeito Rossano Gonçalves, que na semana passada recebeu o gerente industrial do Marfrig, comemorou a decisão. “Quando a carne da região é exportada para mercados tão concorridos como o americano, isso significa mais renda para o produtor, mais empregos na indústria de carnes, mais empregos indiretos no campo, mais renda circulando na economia. Esta é uma boa notícia para toda a comunidade”, ressaltou. O Chefe do Executivo salienta que a prefeitura ajuda a viabilizar os negócios de exportação do frigorífico, fornecendo seus técnicos em convênio com o Ministério da Agricultura, para garantir o Selo de Inspeção Federal, indispensável para o fornecimento da produção ao mercado externo e interno. Em 2002, em seu segundo mandato como prefeito, Rossano Gonçalves liberou R$ 2,5 milhões (valores atualizados) para compra de máquinas para viabilizar a reativação da planta frigorífica da antiga Cooperativa Rural Gabrielense (fechada em 1985), através do frigorífico Cooriva, adquirido mais tarde pelo Marfrig.


Para o Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, esta conquista representa um avanço para o município, e para a produção rural como um todo. “Esta é uma notícia que ajuda a combater um certo pessimismo que existia na pecuária de corte, que muitos consideram estar sendo engolida pelo soja. A abertura deste importante mercado vai melhorar a remuneração do produtor, gerar renda e riqueza na região, impactando positivamente todos os setores da cadeia produtiva, além de gerar mais empregos diretos na indústria, e outros indiretos no campo”, acredita Tarso.

Reportagem: Marcelo Ribeiro com informações das assessorias 
Data: 25/01/2017 20h55 
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: