10-11 Penha de Aniversário CTG Caiboaté - Chiquito e Bordoneio

Banner Caderno7 - Prêmio Press 2017

Saúde Plena é saúde para todos

Clique aqui para se inscrever no Vestibular Urcamp 2018

RBS TV Bagé completa 40 anos

Emissora, que fica na Rua do Acampamento, no Cerro de Bagé, completa 40 anos nesta quinta-feira (fotos divulgação)
Bagé - Às vésperas do feriado de São Sebastião, a Rainha da Fronteira comemora as quatro décadas de atividade da RBS TV na cidade. Fundada em 19 de janeiro de 1977, a emissora teve sua trajetória iniciada em 1973, quando o então Ministro das Comunicações, Hygino Corsetti, concedeu a outorga à TV Bagé, no canal 6 VHF do município. Mas as tratativas começaram muito antes, nos anos 60, com o desejo de ter uma emissora de televisão para a cidade, que vivia o auge de seu crescimento econômico. Para marcar a data, a equipe local está desenvolvendo várias ações.



Uma série especial entre os dias 17 e 20 de março recordou as memórias dos 40 anos de atividades da emissora, desde o começo das operações até a era digital da TV. Nesta quinta, o Jornal do Almoço local foi mais longo, com quase 15 minutos, divididos entre dois blocos, e a atração especial será a Maria Alice, cantora de Livramento que está no The Voice Kids, da Rede Globo. No mesmo JA de aniversário, a Ação Social 40 anos será lançada com uma reportagem mostrando as maiores dificuldades da Casa Geriátrica José e Auta Gomes. O asilo abriga cerca de 50 idosos de baixa renda e contabiliza um déficit mensal de R$ 20 mil. A RBS TV Bagé apoiará o local por meio de doação de mídia, com vídeos que serão exibidos a partir das demandas da casa, seja por necessidades, como fraldas e alimentos, ou divulgando eventos que a instituição realiza para captação de recursos.

Atual equipe da emissora, que leva informações diárias para mais de 300 mil pessoas em Bagé e região
Anteriormente, o sinal vinha da TV Tuiuti (hoje RBS TV Pelotas) para aquela região. Mas a ideia de uma televisão própria mobilizou empresários e lideranças da cidade. Para a formação da TV Bagé, se uniram os sócios-fundadores Aracely dos Santos Menezes, Antônio Fernando de Oliveira Ferreira, João Henrique Bianculli Gallo, Pedro Martins Jardim, Djalma Pimentel Maurente, entre outros. As tratativas para a instalação de uma emissora de televisão em Bagé começaram na década de 60. Um grupo de empresários da cidade começou a mobilização. Mas o sonho só se tornou realidade aproximadamente dez anos depois.

A inauguração contou com as presenças do fundador da RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, o Governador do Estado, Amaral de Souza e o Ministro das Comunicações, Euclides de Oliveira. No ano de 1979, a TV Bagé, assim como as demais emissoras da então Rede Brasil Sul de Comunicações, recebeu a denominação que é conhecida até hoje: RBS TV Bagé. A primeira repetidora surgiu na cidade de Dom Pedrito, e mais tarde, surgiram as de Pinheiro Machado e Santana do Livramento, formando assim a região de cobertura, que teria mais municípios futuramente. Está no Canal 6, 34 UHF Digital e no novo 6.1 virtual digital.

A emissora, que opera com o prefixo ZYB 610, opera nos municípios de Aceguá (Canal 7 VHF / 24 UHF digital), Candiota (Canal 7), Dom Pedrito (Canal 12 12 VHF / 35 UHF digital), Hulha Negra (Canal 6 VHF / 34 UHF digital), Pedras Altas (Canal 45 UHF / 23 UHF digital), Pinheiro Machado (Canal 8 VHF / 33 UHF digital, em implantação) e Santana do Livramento (Canal 4 VHF / 34 UHF digital), abrangendo a 300 mil habitantes em seu sinal. A equipe é formada pelas jornalistas Fabiana Gonçalves, Roberta Mércio, Fábio Eberhardt, os cinegrafistas Dário Perrim, Patrick Corrêa e o estagiário Iury Madeira. Parabéns aos colegas da emissora pela data!

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 19/01/2017 15h24 
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: