Anúncio Penha das Mães - CTG Plácido de Castro

13.05 Anúncio Penha das Mães CTG Caiboaté

20-05 Penha de Aniversário CTG Querência Xucra

Lajeado comemora 126 anos nesta quinta-feira

Cidade do Vale do Taquari comemora 126 anos nesta quinta-feira com várias atividades (foto Prefeitura de Lajeado)
Lajeado - Nesta quinta-feira (26) o município comemora seu aniversário de 126 anos. No salão de eventos da prefeitura ocorrerá um ato para homenagear a cidade, a partir das 9h. O evento contará com apresentação da Orquestra da SLAN (Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente), que é formada a partir do projeto Cantando e Tocando Alegria de Viver. Criada em 2013, ela é formada por adolescentes atendidos na Slan, que ensaiam semanalmente com instrumentos da escola. A orquestra conta com instrumentos de sopro, corda, teclado e bateria.

Na ocasião haverá um “bolo” formado por 126 mudas de Ipê Amarelo, árvore símbolo de Lajeado. Cada presente no evento ganhará uma muda da planta, acompanhado de um cartão, simbolizando o pensamento no futuro, sendo necessário primeiro plantar para depois colher.

Participarão da solenidade autoridades como o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, o secretário da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) Carlos Reckziegel , o presidente da Câmara de Vereadores, Waldir Blau, além do juiz Luiz Antônio de Abreu Johnson.

Saiba mais
O município foi elevado à categoria de Vila em 26 de janeiro de 1891, após ser criada no interior de Estrela, onde fazia parte. O nome Lajeado vem do ponto de referência que se dava às sesmarias. No Rio Taquari e no Arroio do Engenho, as águas formavam cascatas sobre lajeiros, daí o nome da cidade. Entretanto, em virtude da barragem de Bom Retiro, os lajeados do Taquari, bem como suas cascatas, estão submersos. Antônio Fialho de Vargas foi o fundador e patriarca de Lajeado.

O município tem mais de 71 mil habitantes e tem na sua principal atividade econômica a indústria alimentícia e um comércio forte. É sede de várias emprsas do setor, como a Fruki, além de ter um dos maiores shoppings do Estado. Tem um setor turístico bastante extenso onde se destacam por exemplo a Casa da Cultura, o Parque dos Dick e o Museu Histórico Bruno Born, entre outros. É a casa da equipe do Lajeadense, que disputa a Série A do Campeonato Gaúcho de Futebol.

Reportagem: Prefeitura de Lajeado / Marcelo Ribeiro
Data: 25/01/2017 09h30
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: