10-11 Penha de Aniversário CTG Caiboaté - Chiquito e Bordoneio

Festa Night Out - 10 de novembro

Banner Caderno7 - Prêmio Press 2017

Saúde Plena é saúde para todos

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Clique aqui para se inscrever no Vestibular Urcamp 2018

Começa o processo de seleção na Unipampa via SiSU. Em São Gabriel, 210 vagas oferecidas

Pró-Reitor de Graduação da Unipampa, Ricardo Carpes, esteve em São Gabriel para divulgar processo de seleção da Unipampa, aberto nesta terça-feira
Desde esta terça-feira, 24 de janeiro, estão abertas as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), instrumento utilizado atualmente por muitas universidades para ingresso dos novos alunos, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entre elas, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que está oferecendo mais de 3 mil vagas e em São Gabriel, em torno de 210 vagas, com inscrições até o dia 27 no sistema.

O Pró-Reitor de Graduação, Ricardo Carpes, esteve em São Gabriel na última sexta-feira (20) para divulgar o processo de inscrições e seleção junto à imprensa local e ressalta a oportunidade oferecida com o SiSU. "Vamos buscar preencher todas as vagas e caso hajam remanescentes, vamos abrir a lista de espera após a chamada regular. Temos cursos qualificados, com notas acima de 4 e que vem melhorando ano a ano", frisa o professor. Carpes destaca a implantação neste ano, do Instrumento de Inclusão Regional para o Curso de Medicina.

"É uma grande vantagem que beneficia a região. O objetivo, quando foi implantado o curso de Medicina em Uruguaiana, era de que se conseguisse que as pessoas se fixassem na cidade depois que se formarem, até para que as comunidades tenham mão de obra", frisou sobre a implantação do Instrumento de Inclusão Regional. Esta novidade consiste em um acréscimo de 20% na nota final do concorrente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, válido para quem cursar Medicina no Campus de Uruguaiana e quem reside em 44 municípios de abrangência - os dez campi mais 34 cidades nas redondezas.

Outra novidade que Carpes salienta são as implantações dos Cursos de Educação à Distância (EAD) em vários campus e dos Pólos onde não há campus. "Vamos implantar Pólos de Apoio onde não há Campus da Unipampa, além de reforçarmos a Pós-Graduação para apoiar os cursos de Graduação e que a comunidade possa aproveitar esta estrutura qualificada existente em casa", destacou. Neste primeiro momento, a cidade de São Sepé será contemplada com um Pólo da Unipampa. Sobre o EAD, inicialmente, serão implantados em Santana do Livramento, Jaguarão e Alegrete, mas com possibilidade de expansão para os demais campi. "É uma questão que vem sendo incentivada, com um investimento menor e um retorno maior. É a melhor maneira hoje de se fazer isso por conta da restrição de novos cursos neste momento, em função de toda a conjuntura atual. É um processo dinâmico e que ajuda quem trabalha e esteja fazendo uma graduação", explica.

As vagas oferecidas são para os cursos de Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura, Biotecnologia, Gestão Ambiental e Engenharia Florestal. O Sisu, que é um sistema informatizado do Ministério da Educação, utiliza a nota obtida no Enem, no ano de 2016. O candidato poderá se inscrever em duas opções de vaga na mesma universidade ou em instituições diferentes. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 30 de janeiro. A matrícula desta etapa ocorrerá nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. Os cursos disponíveis, a documentação necessária e outras informações podem ser acessadas no site http://www12.unipampa.edu.br/sisu/.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/01/2017 22h14 
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: