Anúncio Penha das Mães - CTG Plácido de Castro

13.05 Anúncio Penha das Mães CTG Caiboaté

20-05 Penha de Aniversário CTG Querência Xucra

Ação conjunta disciplinará recepção de turistas argentinos em São Gabriel

Hotéis atribuem queda de movimento à excessivo assédio aos turistas argentinos e pediram solução. Ideia da Prefeitura é regulamentar a recepção, com criação de Rede de Acolhimento e disciplinar situação
Uma ação da Prefeitura de São Gabriel por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio com setores competentes deverá disciplinar a recepção dos turistas argentinos e criar uma rede de acolhimento que entrará em ação quando os hotéis estiverem lotados. A definição aconteceu em reunião com representantes da rede hoteleira de São Gabriel na manhã desta quarta (25), com a Secretária Juliana Medeiros.

As principais queixas dos hotéis, que tiveram uma redução de 30% no movimento em relação ao ano passado, é da desorganização e falta de controle da captação de turistas argentinos, os chamados "caça-argentinos". "As principais queixas que recebemos dos hoteleiros e pousadas regulamentadas é do assédio excessivo aos turistas, além dos preços muito baixos e os excessos de pessoal na entrada da cidade, o que se torna até perigoso. E com isso, os turistas não estão chegando em São Gabriel e menos recursos entram no município", informou o relatado por eles à Secretária.

A ideia é criar uma "Rede de Acolhimento" para cadastrar residências que recebam os turistas. "Quando a rede hoteleira tiver lotação esgotada, a ideia é encaminhar os argentinos para estas residências e pousadas cadastradas. Não queremos proibir ninguém, mas todo mundo tem que se regularizar, porque os hotéis pagam impostos e geram emprego para a comunidade. Isso acabou bagunçado por não ter tido um regramento antes", afirmando que não implicará em cobrança de taxas ou uma"caça às bruxas", mas de organizar a situação. Atividades de fiscalização e orientação deverão ser realizadas com o objetivo de disciplinar e bem-receber o turista argentino que por aqui passa.

Reunião foi realizada nesta quarta-feira na sede da Secretaria e explicou sobre regramento de recepção à turistas
A secretaria irá entrar em contato com o Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar, para combinar uma fiscalização  conjunta, em obediência ao que determina o Código de Posturas (Lei Complementar Municipal 08/2010), que em seu artigo 221 inciso IV, proíbe que seja impedido e dificultado o trânsito em vias e logradouros públicos, sob pena de multa.

A secretária Juliana Medeiros ressaltou que as famílias que hospedam turistas em suas casas não estarão sendo proibidas de fazê-lo. “Acontece que isso tem de ser feito de forma organizada, de forma a deixar uma imagem positiva de São Gabriel, e não o contrário. Pretendemos organizar um cadastro organizado para as famílias, facilitando até mesmo a troca de informações, para que eles possam ser divulgadores da imagem do nosso município perante os turistas. Mas isso requer um trabalho conjunto, onde todos possam fazer sua parte para acolher quem traz renda e receita para nossa comunidade, tudo de forma a não causar perturbação à ordem pública nem à imagem da cidade”, assinalou. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 25/01/2017 21h43
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: