Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

31 dezembro 2016

Retrospectiva 2016: Outubro de mudanças em São Gabriel e região

OUTUBRO
* A produção apícola em São Gabriel é destaque nacional no programa "Como Será", da Rede Globo, em 1º de outubro. O programa falou sobre a produção do mel, por meio da polinização das flores a partir das abelhas e conversou com vários apicultores, entre eles Aldo Machado dos Santos.
* Em 2 de outubro, mais de 37 mil eleitores vão às urnas para escolher os novos prefeitos. Em um dia movimentado e tenso, São Gabriel derrota o PT e sua arrogância e reconduz Rossano Gonçalves (PDT) e sua vice Karen Lannes (Solidariedade) com mais de 18 mil votos e renova a Câmara de Vereadores em 50%, o que muita gente não acreditava. A Praça Fernando Abbott "vermelhou" na noite de domingo. A derrota petista foi acachapante, onde Roque Montagner fez apenas 3 mil votos.
* Em Santa Margarida do Sul, Luiz Felipe Brenner Machado (Peta) é reeleito com 55% dos votos e vence a ex-prefeita Cláudia Goulart (PMDB), que fez 24% e Zelso Andrade (PSB), que ficou com 20%.
* Rosário do Sul também reelegeu Zilase Rossignolo (PTB), que ficou com mais de 60% dos votos válidos, vencendo a Alisson Sampaio (PP).

* O maior percentual da região ficou em Bagé, onde o candidato Divaldo Lara (PTB) venceu com 75% o candidato Carlos Fico (PC do B), que ficou com apenas 18%.
* Uma coletânea de mensagens devocionais e reflexões sobre o cotidiano e os desafios emocionais e espirituais da vida. Esta é a essência do livro “Em Águas Mais Profundas”, o segundo livro de autoria do reverendo Cláudio Moreira, publicado pela Editora Alcance, de Porto Alegre, do editor gabrielense Rossyr Berny e que ganhou as livrarias do Estado.
* São Gabriel inicia a 82ª Expofeira Agropecuária e o Congrega Urcamp 2016, que trazem grande público em ambos. Na Expofeira, esta é aberta com o 42º leilão da Cabanha Santa Maria, de Benedito Franco. E o Congrega reúne estudantes de todo o Estado no Campus II da Urcamp, de 5 a 8 de outubro.

* Uma polêmica ocorre em 8 de outubro: o proprietário da área onde está o Parque Tradicionalista, Otávio Vargas, fecha o local e "toma posse" do local, impedindo o acesso da comunidade. A questão é resolvida dias depois.
* O Curso Sargento Anderson encerrou as aulas do Curso Preparatório para a Escola de Sargentos das Armas (ESA) com um coquetel e na sequência, um pocket show (show curto, ao vivo) da banda gabrielense Menino Everaldo e registra 42 aprovados nas provas.
* Mais um título para cantores gabrielenses em festivais: o cantor gabrielense Ita Cunha foi o vencedor do 1º Canto Galponeiro, realizado em Passo Fundo, defendendo a campeã "Galponeiro".
* A 82ª Expofeira começa com o jantar-baile que rende várias homenagens. Receberam as homenagens os produtores Evandro Laureano (Persona), a ex-presidente do NGHB, Rita Mariza Brenner Teixeira Gonçalves (Quinquim), entre outros agraciados. O baile marcou também a retomada da parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Gabriel, que apresentou as tituladas Virgínia Kluwe Franco (Glamour Girl); Antônia Mozzaquatro Trevisan (Broto da Liga); Lavínia Teixeira Hanemann (Little Girl) e Aline Spencer da Fontoura Teixeira (Glamour Lady).
* A insegurança fez vítimas na região: um ônibus que ia para São Paulo levando empresários para fazer compras na capital paulista foi assaltado na BR-290, próximo à Caçapava do Sul, onde 26 pessoas foram roubadas e agredidas, por volta da 1h de domingo, 6 de outubro.
* Em 11 de outubro, funcionários da Ansus paralisam as atividades por falta de pagamento, pela primeira vez. Com isso, o lixo fica acumulado nos bairros e vilas da cidade.
* No Dia das Crianças, a Jupob realiza mais uma ação solidária, com entrega de cachorro-quente, refrigerante e brinquedos em vários bairros e vilas da cidade. À noite, a Cia de Dança Valéria Lacerda realiza seu espetáculo especial, "Cine Kids", em homenagem à data, no Banana Café.
* No fim de semana "cheio", a 82ª Expofeira de São Gabriel realiza os shows de Luiz Marenco e pela primeira vez na cidade, a dupla Fernando e Sorocaba faz um show memorável, com a presença de mais de 4 mil pessoas na Arena de Shows, onde inclusive um momento histórico ocorre com a participação do músico gabrielense Juvenil Camargo (Pingo). E o governador em exercício, José Paulo Cairoli, participa da inauguração oficial do evento no sábado.

* No mesmo mês, a Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM) encerra a gestão de Márcio D'Ávila com uma palestra especial de Rogério Bastos sobre a "República das Carretas 180 anos da proclamação da República Riograndense" em 14 de outubro e no dia 21, realiza a eleição da nova patronagem. O presidente do Conselho de Vaqueanos, Julio César Moreira, é eleito por maioria dos votos como o novo patrão.
* Os CTGs Tarumã e Caiboaté realizam as eleições de suas patronagens. No Tarumã, é eleito José Hênio Bastos; e no Caiboaté, Agapito Chaves Júnior é reeleito para mais um mandato.
* A Gincana da Escola Estadual XV de Novembro é resgatada em sua formatação original, e neste novo formato, a equipe Insanos é a campeã.
* A empresa Real Park Empreendimentos anuncia a retomada das obras e vendas do Real Park Assis Brasil, a partir de 2017, no Parque Dr. Eglon Meyer Corrêa.
* O Prefeito eleito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, já busca recursos na capital federal, Brasília, para obras e projetos para o município, em outubro.
* Mais uma tentativa de suicídio é impedida por policiais militares. Agora foi um jovem de 19 anos que saltou da ponte do Passo do Pinto e foi salvo por policiais da PATAMO, em 19 de outubro.
* Feira do Livro é cancelada pela Prefeitura Municipal, sob a alegação de corte nos gastos.
* Um homem de 47 anos é preso por tentar violentar uma adolescente de 17 anos que ia para a escola, na manhã de 24 de outubro. O elemento José Luiz da Silva Castro (Neco), foi apontado ainda como o "tarado" que rondava os colégios nos últimos meses.
* A Polícia Federal realiza apreensões em vários restaurantes universitários da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), entre eles o de São Gabriel, na "Operação Bandejão", onde são investigadas fraudes milionárias no fornecimento de refeições. Segundo a PF, refeições eram lançadas no sistema sem serem realmente consumidas e tendo assim, desvio de verbas que chegaram à R$ 3 milhões.
* O Grupo New Life realiza mais uma caminhada do Outubro Rosa, com a participação de mulheres, alunos da Escola Técnica e integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer, em 29 de outubro.
* No mesmo dia, 29, o tradicionalismo gaúcho celebra com uma grande festa os 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Porto Alegre. No principal dia, que foi no sábado, integrantes da 18ª RT e da CTM participam de cavalgada pelas ruas da capital e também prestigiam as homenagens aos que fizeram pelo movimento. A patroa da CTM, Catia Cavalheiro, recebeu a Comenda João-de-Barro e outro gabrielense, Roberto Ribeiro, que mora em Bagé, também foi homenageado com a mesma Comenda.
* A Wizard realiza o seu tradicional "Hallowizard", no salão Zanzeventos, com uma grande presença de público.
* Na região, as eleições seguem no segundo turno. Em Santa Maria, em uma disputa entre os deputados estaduais Jorge Pozzobom (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT), o tucano venceu somente no final, por apenas 226 votos.
* O 6º Batalhão de Engenharia e Combate comemora na manhã de domingo, os 48 anos de sua chegada à São Gabriel com uma formatura especial.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 31/12/2016 13h46 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.