Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

31 dezembro 2016

Retrospectiva 2016: dezembro, o fim de um ano impactante

DEZEMBRO
* A Uninter São Gabriel lança novos cursos, entre eles o de Bacharelado em Educação Física e Jornalismo, que entrarão em vigor em 2017.
* Escola Estadual Celestino Cavalheiro realiza Caminhada de Conscientização no Trânsito, com grande participação de alunos e professores, no dia 1º de dezembro.
* O casal César de Lima Machado, 65 anos e Ercília Leonir Gomes Machado, 68 anos, perde tudo de sua casa em um incêndio no Corredor do Piraí, em 2 de dezembro. A comunidade apóia com solidariedade.

* São Gabriel se torna campeão gaúcho de handebol com a equipe do Clube de Handebol, formada por alunos das Escolas XV, CAIC e demais da região, em um título inédito vencendo a equipe de Caxias do Sul.
* Morre o ex-patrão do CTG Querência Xucra, Nestor Nascimento, em 2 de dezembro.
* O CTG Caiboaté conquista o tricampeonato do Circuito Artístico e Cultural da 18ª RT, com sua premiação realizada em São Gabriel.
* O kartismo tem um novo local em São Gabriel, com a inauguração do Pavilhão Kart Race, na Zona Leste da cidade.
* Gilberto Silveira é reeleito Coordenador da 18ª Região Tradicionalista, durante o último Encontro Regional de Patrões do ano, realizado em Santa Margarida do Sul.
* Gremistas de São Gabriel comemoram o título do tricolor na Copa do Brasil, seja indo assistir o jogo em Porto Alegre ou permanecendo em São Gabriel, onde um telão foi colocado na Praça Dr. Fernando Abbott. Nem a chuva que caiu após o final do jogo impediu a torcida tricolor de festejar, dando fim ao jejum de 15 anos sem títulos nacionais.
* O músico gabrielense Ricardo de Camargo lança seu primeiro CD solo em grande festa no Boteco.
* Brigada Militar agindo contra o crime na região: em Rosário do Sul, policiais prendem assaltantes que levaram mais de R$ 5 mil de ponto do Banrisul; e em São Gabriel, na madrugada de 9 de dezembro, policiais trocam tiros e impedem abigeatários de levar carne roubada na RS-473.
* O vereador Vagner Aloy (PSDB), ao participar de trilha de moto, é atacado por abelhas e acaba deslocando o ombro. Ele é socorrido e passou bem.
* A Sicredi São Gabriel é contemplada com um veículo no sorteio final da promoção "Aniversário Premiado", para o associado Volmar Luis Garlet, que ganhou um Ford Fiesta.
* A Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Maria, conhecida como a "capelinha da gruta" é reinaugurada completamente reformada e ampliada, em 8 de dezembro, com a presença do bispo diocesano Dom Gílio Felício.
* Tristeza para os colorados: pela primeira vez, o Internacional é rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, ao empatar com o Fluminense no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro. A campanha pífia e a má gestão de Vitório Píffero foram determinantes para a queda.
* Familiares da jovem Liria Gouveia Siqueira realizam caminhada em memória dela e vão até o local em que ela foi atropelada e que viria a falecer dias depois. Eles pedem agilidade da justiça em mover o processo, em 10 de dezembro.
* Após um ano de intervalo, o programa "O Show Tem Que Continuar" realiza sua festa de final de ano, celebrando a amizade e o Dia do Samba no Clube do 6º BE.
* O Atelier da Dança e a Cia de Dança Valéria Lacerda realizam seus espetáculos de final de ano em 11 e 18 de dezembro, atraindo um grande público.
* O Internacional conquista o título gaúcho de futebol sete, na fase final do Campeonato que foi realizada em São Gabriel, de 16 a 18 de dezembro, no Estádio Municipal. O colorado venceu a equipe do Restinga Sêca por 3 a 1.
* As junções de menores armados nas ruas começam a se agravar em São Gabriel. O jovem Willian Baldissera foi esfaqueado na madrugada de 10 de dezembro por um elemento, na saída de um clube no Centro da cidade, mas foi socorrido.
* O Esporte Clube São Gabriel conhece os seus adversários na disputa da Divisão de Acesso 2017, que começa em março. A primeira será fora, contra o Guarany em Bagé.
* O Show Solidário da banda Menino Everaldo mais uma vez é sucesso. O evento, beneficente ao Abrigo Espírita Manuel Viana e à ONG Amigo Bicho, trouxe nomes de peso da música gaúcha e pop rock.
* Em 14 de dezembro, um veículo que transportava pacientes de volta para São Gabriel sofre acidente após um trator entrar repentinamente na BR-290. Apesar do susto, ninguém se feriu gravemente.
* Trabalhadores rurais protestam contra a reforma da previdência em todo o país, inclusive São Gabriel.
* CTM entrega doações do Natal Solidário para o Abrigo Espírita Manuel Viana.
* Colégio Tiradentes forma sua quinta turma de Ensino Médio, na noite de 15 de dezembro.
* Após muitos anos, a antiga Choperia é reformada e reinaugurada com um novo nome: BarZin.
* O gabrielense Reni Marinho, do PDT, é chamado para ser o próximo Secretário de Agricultura de Santana do Livramento, na gestão do futuro Prefeito Ico Charopen, do mesmo partido.
* A gabrielense Danielle da Rosa é eleita a Mais Bela Negra do Estado, em Porto Alegre, no dia 18 de dezembro.
* Começa a transição do Governo Roque para o Governo Rossano-Karen, em 20 de dezembro.
* Júlio César Fagundes da Silva, o "Tio Júlio", é um dos paraninfos das turmas do Ginásio São Gabriel.
* Diplomados os eleitos à prefeito e vereador nos municípios de São Gabriel e Santa Margarida do Sul. Em uma cerimônia sucinta, sem demoras e bem organizada, o Juiz Eleitoral Fábio Basaldúa Machado entregou os diplomas em solenidade realizada no Auditório do Campus II da Urcamp, em 19 de dezembro.
* Prefeitura deve R$ 1 milhão para a Qualiti e empresa paralisa atividades.
* Jogos solidário e dos músicos movimentam o final de ano em São Gabriel.
* Na despedida, Governo Roque desocupa o Edifício Sepé Tiaraju, transfere Secretarias e inaugura a UBS do Bairro Bom Fim.
* Com uma das maiores presenças de público já registradas em seus eventos da quarta-feira, o Esporte Clube Real, de Santa Margarida do Sul, realizou o seu Jantar Natalino na noite de 21 de dezembro.
* As campanhas de Natal levam solidariedade à comunidade gabrielense. Várias doações são entregues por ações de grupos como o Lobizabikers, Núcleo Gremistas de Verdade, banda Improviso, entre outros.
* A região acorda assustada com o arrombamento do Sicredi de São Sepé, na madrugada de 24 de dezembro. Um grupo de ladrões assaltou as agências do Banco do Brasil e Sicredi. Doze bandidos tomaram vinte reféns na esquina das Ruas Visconde do Rio Branco com Coronel Veríssimo.
* O Natal amanhece com a notícia de uma tragédia na entrada da cidade. O policial militar Bento Junior Teixeira Borges, 36 anos, ao tentar intervir em uma briga entre integrantes de um bonde do Bairro Élbio Vargas, acaba acertando dois jovens com disparos, é perseguido e morto cruelmente à golpes de facão, pedradas, socos e chutes na manhã de 25 de dezembro, no estacionamento do Posto Batovi. O jovem João Gabriel Ferraz, 16 anos, também foi morto na contenda. O crime expõe a gravidade da situação da falta de segurança, bem como a falta de limites da juventude. Dois adultos são presos e sete jovens internados na FASE. Na terça-feira, mais de mil pessoas realizam uma caminhada, protestam em luto e pedem a criminalização das armas brancas. Um final de ano triste para a comunidade gabrielense.
* O Prefeito Roque Montagner (PT) concede coletiva de encerramento de mandato, falando que as maiores ações foram na saúde e educação e diz que não guarda mágoas da comunidade, em 30 de dezembro.
* Mais cinco suspeitos da morte do policial Bento Teixeira foram presos: quatro em São Gabriel e um em Canoas, neste sábado, 31 de dezembro.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 31/12/2016 14h04 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.