Anúncio Penha das Mães - CTG Plácido de Castro

13.05 Anúncio Penha das Mães CTG Caiboaté

20-05 Penha de Aniversário CTG Querência Xucra

Comunidade Quilombola de São Gabriel recebe Certificação da Fundação Palmares

A Comunidade Quilombola da Caleira, em São Gabriel, receberá a Certificação da Fundação Palmares. A entrega do certificado de Comunidade Quilombola será nesta sexta-feira (25), às 9h30, no Salão Comunitário, quando será celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra que foi no último domingo e reunirá lideranças da região. Durante todo o dia, haverá palestras e oficina de Bonecas Abayomé, além de consultas médicas e odontológicas, encaminhando de 2ª via de documentos, exames preventivos e testes rápidos, sorteio de brindes e feira de produtos da agricultura familiar.



Distante 40 km da sede do município, a Comunidade Quilombola da Caleira é composta por 25 famílias descendentes de remanescentes quilombolas, que vivem em áreas que variam de 2 a 20 ha, produzem culturas de subsistência, como milho, feijão, batata doce e mandioca, e criam bovinos de corte, aves e suínos.

De acordo com a extensionista Vera Souza, da Emater/RS-Ascar de São Gabriel, foram aplicados, na localidade, recursos através do Feaper Quilombolas, a partir do qual foi construído o salão comunitário, local que a comunidade se reúne para atividades grupais, reuniões e cursos.


Além disso, três famílias da Comunidade foram beneficiadas pelo Programa Brasil Sem Miséria (PBSM). Em outubro, sete famílias desta localidade foram contempladas pelo Programa de Sementes Banrisul, e receberam sementes orgânicas de melancia, melão, morangas e morangos. O Programa de Sementes Banrisul beneficiou outras 28 famílias de comunidades quilombolas de São Gabriel.

Reportagem: Assessoria Emater 
Data: 23/11/2016 08h31 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: