leilãosite

13ª Cia Com Mec comemora seus 74 anos de fundação

Instituição militar comemorou 74 anos de fundação em São Gabriel com festividade, que foi realizada mesmo com mau tempo
A 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada realizou sua solenidade comemorativa aos 74 anos de fundação e estabelecimento no seu local, a "Praça Forte de Caxias", na manhã desta terça-feira (1º). Devido ao mau tempo, a formatura foi adiada e convertida em solenidade realizada no Auditório Padre Landell de Moura, no interior do quartel.



Por conta da chuva, solenidade foi transferida para o Auditório da unidade

Autoridades, militares e convidados se fizeram presentes na festividade
A solenidade teve a presença do Comandante da Brigada de Cavalaria Mecanizada (Bagé), que comanda a região, General Hertz Pires do Nascimento. A solenidade teve uma leitura do histórico declamado pelo Tenente Victor e logo após, a entrega dos Diplomas de Amigo da Companhia, por serviços prestados à unidade.

Homenageados com o Diploma de Amigo da Companhia
Foram agraciados o Comandante do 6º BE Cmb e Guarnição Federal de São Gabriel, Coronel Mauri Marcelo Félix Freitas; o Comandante da 11ª Cia Com Mec (Santiago), Major Rodrigo Luis Rosa da Silva; o Comandante da 12ª Cia Com Mec (Alegrete), Major Renato Augusto Lyrio Ramos; o Comandante do Colégio Tiradentes de São Gabriel, Major da BM Luis Fernando Fernandes; o Comandante do 4º Esquadrão da Brigada Militar, Capitão Rafael Assis Brasil Ramos Aro; o Capitão da reserva, Paulo Jorge da Cunha Rodrigues; Paulo Roberto Schneider e Helena Elizabeth de Carvalho Chagas, da Escola Fisk; João Carlos Bisogno, da Secretaria de Turismo; Luiz Fernando Silveira Fabrício, curador do Museu Gaúcho da FEB; José Fernando dos Santos, Diretor Técnico do Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim; Diego Santana, patrão do CTG Sentinela do Forte; João Pedro Lemos, radialista e cerimonialista; Tiago Davila Carvalho, empresário e colaborador na Guarnição Federal de Porto Alegre; Edson Noble Oliveira, gestor ambiental e artesão; e Gabriele Kowalski Ribas, permissionária da organização militar.

Major Guerra destacou a satisfação de cumprir sua missão pela unidade, bem como a dedicação dos militares para possibilitar um bom trabalho no Exército Brasileiro

General Hertz salientou a missão da unidade em todas as ações da Brigada
Em seu pronunciamento, o comandante da unidade, Major Jairo Guerra, destacou que tem orgulho de estar ajudando a construir este legado no histórico aquartelamento e que a 13ª Cia Com Mec faz jus a denominação de "Arma do Comando", pela função que as Comunicações tem de apoiar as organizações militares. Por sua vez, o General Hertz salientou que a unidade desenvolve um papel importante assim como foi o patrono da Arma de Comunicações, Marechal Cândido Rondon, que abriu caminhos no interior do País. Ele anunciou ainda que a unidade estará responsável pelas missões de comunicação da Operação Sentinela Avançada, que ocorrerá neste mês de novembro. A solenidade foi encerrada com uma confraternização no refeitório da instituição militar.

A instituição surgiu em 31 de outubro de 1942, quando como subunidade do então 1º Batalhão de Transmissões, a 2ª Companhia de Transmissões deu origem à 14ª Companhia Independente de Transmissões por meio do Decreto-Lei nº 4.905, em Natal (Rio Grande do Norte). Após a 2ª Guerra Mundial, a Companhia se desloca para São Gabriel por determinação do Ministro da Guerra, onde sofre várias reestruturações até 1953, quando recebe a denominação de 13ª Companhia de Comunicações. Em 2005, ela recebe a denominação atual, somando ainda várias modificações em sua estrutura, dentro do padrão de qualidade do Exército Brasileiro.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 01/11/2016 15h51
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: