Anúncio Penha das Mães - CTG Plácido de Castro

13.05 Anúncio Penha das Mães CTG Caiboaté

20-05 Penha de Aniversário CTG Querência Xucra

Meteorologia alerta para fortes chuvas durante o final de semana

Metsul anuncia fortes chuvas para o final de semana no Estado (foto arquivo C7)
A MetSul Meteorologia reforça o alerta sobre a perspectiva de chuva excessiva no Rio Grande do Sul com volumes muito altos e até extremos no decorrer dos próximos dias. Hoje (14), a instabilidade dá uma trégua na maior parte do Estado, entretanto neste fim de semana a atmosfera volta a se instabilizar muito e a instabilidade deve seguir ao menos até a metade da semana que vem com períodos de chuva forte a torrencial, com potencial de trazer altos volumes em curtos intervalos, em várias cidades. Já se espera chuva com altos volumes neste fim de semana em parte do Estado, mas os maiores acumulados no Estado devem se dar entre segunda e quarta-feira.



Apesar de discreparem sobre quais regiões devem ter mais chuva, todos os modelos numéricos analisados pela MetSul convergem para um cenário de chuva muito volumosa com acumulados próximos ou acima de 100 mm na maior parte dos municípios gaúchos. Não são descartados volumes de 200 mm a 350 mm em pontos do Centro e da Metade Oeste do Estado. Há o risco de alagamentos em zonas urbanas e rurais, além de cheias de rios com chance até de enchentes.

A MetSul Meteorologia alerta ainda para o alto risco de ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul durante o fim de semana e na primeira metade da próxima semana, entre segunda e a quarta-feira. No período, o Estado sofrerá a influência de sucessivas áreas de instabilidade intensas e que avançarão de Oeste para Leste com nuvens carregadas e com potencial para muitos raios, granizo (isoladamente médio a grande) e também vendavais localizados, alguns severos e com prováveis danos. Serão, assim, ao menos cinco dias de enorme instabilidade com chuva excessiva e freqüentes temporais, apesar de intervalos de melhoria. Todas as regiões do Estado tem risco de temporais, mas a ameaça é maior para o Centro, o Oeste e o Norte do território gaúcho.

O período de alerta de tempo severo vigora entre este sábado e a terça, sendo o domingo, a segunda e a terça os dias de maior risco de temporais pela influência de uma corrente de jato em baixos níveis que vai transportar ar quente para o território gaúcho. Recomendamos atenção a nossa conta de Twitter @metsul que atualizará as informações em tempo real no período de alerta. (Meteorologistas Luiz Fernando Nachtigall e Estael Sias)

Reportagem: Metsul Meteorologia/Especial 
Data: 14/10/2016 13h10 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: