Anúncio Penha Culinária Campeira - CTG Plácido de Castro

Anúncio REFIS

CTM realiza palestra sobre a "República das Carretas" com Rogério Bastos

Em evento promovido pela CTM, Rogério Bastos explanou sobre o tema de 2016 dos festejos, "República das Carretas"
Na noite de sexta-feira (14), a Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM) realizou o último evento da atual gestão, presidida pelo patrão Márcio D'Ávila. Tendo como local o Parque Tradicionalista Rincão das Carretas, o jornalista e tradicionalista Rogério Bastos, ligado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), explanou sobre o tema dos Festejos Farroupilhas deste ano, "República das Carretas - 180 anos da proclamação da República Riograndense" e os 50 anos do Movimento, que serão comemorados no final do mês em Porto Alegre.



Bom público compareceu na noite de sexta no Parque Rincão das Carretas

Peões e prendas apreciaram a palestra feita pelo tradicionalista Rogério Bastos
Bastos apresentou os motivos do tema deste ano e explanou que os farroupilhas queriam a mudança do sistema de governo no Brasil, na época a monarquia, para a república, começando pela República Riograndense, durante a revolução e que as carretas fizeram parte desta história. Além disso, ele apresentou também como surgiu o Movimento, nos anos 40, quando as identidades regionais foram ameaçadas de extinção, a partir da reunião do grupo que teve entre seus difusores, Paixão Côrtes, em 7 de setembro de 1947.

Ao final, certificados foram entregues e os jovens, em sua maioria no evento, tiraram fotos com Bastos, que estará novamente nas comemorações do CTG Caiboaté, no final do mês. O evento foi realizado pelo Departamento Cultural da CTM, a cargo da patroa Catia Cavalheiro, que será homenageada com a Comenda João-de-Barro do MTG, nos dias 28 e 29 de outubro, em Porto Alegre, além de ser o último evento da atual gestão.

ELEIÇÃO - A CTM deverá realizar sua eleição na próxima sexta-feira (21), a partir das 20 horas no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas. Apenas uma chapa foi inscrita, tendo como candidato à Patrão o Presidente do Conselho de Vaqueanos, Júlio Moreira. Com apenas uma chapa, os patrões das entidades apenas referendarão ou não o nome de Júlio para a patronagem 2016/2017. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 16/10/2016 20h36 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: