Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

28 setembro 2016

Com lançamento de livro e formatura, 9º RCB comemora seu 98º aniversário

Ponto alto das comemorações foi com o lançamento do livro sobre a história do Regimento, escrito por Lupchinski, Caminha e Figueiredo, que teve lançamento na noite de terça na Seven
Em 27 de setembro, o 9º Regimento de Cavalaria Blindado (9º RCB) completou seu 98º aniversário. As comemorações iniciaram na terça-feira e seguiram nesta quarta, 28 de setembro, com uma solenidade festiva para o lançamento de um livro alusivo a história do Regimento e a formatura festiva. O ponto alto foi o lançamento do livro "9º RCB - Regimento João Propício", na casa noturna Seven, na noite de terça (27).



Lançamento do livro
Após meses de pesquisa em seis mãos, o Regimento lançou seu livro alusivo ao histórico da unidade militar. A programação foi realizada na Seven, onde foi aberta com a apresentação da Fanfarra da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, de Bagé, que durante uma hora trouxe vários sucessos nacionais e internacionais interpretados pela banda. O clube esteve lotado por militares, ex-militares e autoridades convidadas. No final da apresentação, o canto do 9º RCB foi executado pela banda com acompanhamento em piano da escritora Sônia de Faria Cunha.

Lançamento teve apresentação da banda da 3ª Bda C Mec, de Bagé, lotando a Seven

Coronel Lupchinski destacou trabalho realizado para que o Regimento tivesse sua história eternizada em livro

Grande público compareceu ao coquetel de lançamento da obra
Estava inclusive prevista a vinda do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional do país, General Sérgio Westphalen Etchegoyen a São Gabriel, mas esta foi adiada em virtude de reunião ministerial em Brasília. O livro é de autoria do comandante do 9º RCB, Coronel Evandro Itamar Lupchinski, o Coronel da reserva Luiz Ernani Caminha Giorgis e o historiador Osório Santana Figueiredo e tem mais de 400 páginas, com ilustrações e dados importantíssimos para a comunidade.

Solenidade de formatura
Na manhã de quarta-feira (28), o pátio interno do Regimento sediou a formatura alusiva aos 98 anos da unidade militar. Além do desfile militar em continência ao Comandante do Comando Militar do Sul (CMS), General Edson Leal Pujol - presente também na noite de terça -, ainda foram rendidas homenagens ao patrono, Marechal João Propício de Deus Menna Barreto e entregues distinções para colaboradores da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, do Regimento e a Medalha João Propício.

Na manhã de quarta, aconteceu a formatura alusiva aos 98 anos do 9º RCB

Solenidades tiveram presença do Comandante do CMS, General Edson Leal Pujol


Militares e civis foram homenageados com a Medalha João Propício

Também foram entregues as homenagens de amigo da 3ª Bda C Mec e do 9º RCB

Demonstração de exercícios militares encerrou solenidade, antes do almoço
Após a formatura, uma demonstração operacional do Regimento foi apresentada a todos, com atuação dos Esquadrões e Pelotões em situações de exercícios militares. O almoço aconteceu este ano nas garagens, onde um costelão foi assado para todos os presentes. As comemorações deverão ser concluídas nesta sexta-feira (30), a partir das 20h30, com o Baile de Aniversário no clube Banana Café.

Breve histórico
Em 25 de fevereiro de 1915, por meio do Decreto nº 11497, foi instituída a unidade militar com a denominação de 2º Corpo de Trem. Mas foi definitivamente implantada em 28 de setembro de 1918, na Fazenda Monte Belo, em Juiz de Fora (Minas Gerais).

Em junho de 1919, teve a denominação mudada para 4º Corpo de Trem, e em 1921, foi denominado 14º Regimento de Cavalaria Independente. A 29 de junho de 1924, fez a mudança para São Gabriel, onde está até hoje, chegando aqui em 9 de julho.

A partir de 1924, passou a denominar-se 9º Regimento de Cavalaria Independente. Mais uma mudança aconteceria em 1946, passando a se chamar 9º Regimento de Cavalaria. O nome definitivo viria a partir de 1969, onde assumiu a denominação atual.

No ano de 1937, por decreto do Presidente Getúlio Vargas, a unidade recebeu a denominação de “Regimento João Propício”, e adotou o Estandarte Histórico, em homenagem aos inestimáveis serviços prestados pelo bravo João Propício Menna Barreto, no largo período que vai desde a campanha de 1827 até 1864, em instante que periclitava a unidade da pátria.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 28/09/2016 18h35
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.