10-11 Penha de Aniversário CTG Caiboaté - Chiquito e Bordoneio

Festa Night Out - 10 de novembro

Banner Caderno7 - Prêmio Press 2017

Saúde Plena é saúde para todos

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Clique aqui para se inscrever no Vestibular Urcamp 2018

Emater comemora 50 anos de atividades em São Gabriel

Emater São Gabriel 50 anos 1
Escritório municipal da Emater/ASCAR comemora 50 anos de fundação em 22 de agosto. Evento oficial acontece nesta quinta-feira, 18 de agosto, na Casa do Sindicato Rural no Parque Assis Brasil
O escritório da Emater/ASCAR estará completando em 22 de agosto, 50 anos de atividades em São Gabriel. Uma atividade será realizada no dia 18, quinta-feira, a partir das 11 horas na Casa do Sindicato Rural no Parque de Exposições Assis Brasil, onde ex-funcionários serão homenageados, bem como apresentados os trabalhos realizados ao longo desta história. O chefe do escritório local, Gilberto Souto Meyer, detalhou o resultado desta história no agronegócio gabrielense.


Segundo ele, a maior colaboração dada pela Emater para a produção primária de São Gabriel, foi a fortificação de parcerias com as entidades voltadas à atividade rural e as afins. "O resultado disso tudo é que nunca houve questionamentos sobre renovar ou não o convênio com o município, nem queixas do atendimento prestado pela Emater. Mesmo com as dificuldades que o País e o Estado passa, nunca tivemos problemas financeiros e trabalhamos para manter a filantropia, apoiando os pequenos produtores", explica.

Emater São Gabriel 50 anos 2
Gilberto Souto Meyer, chefe do escritório local, relatou os resultados desta história
Gilberto destaca que o foco da Emater sempre foi nas áreas agrícolas, pecuárias e social, onde neste quesito, a busca é pela melhoria de vida das comunidades. Atualmente, 43 comunidades são assistidas, em um total de 1163 famílias, pela equipe formada por seis colaboradores. Ele credita o sucesso da Emater também às parcerias, onde apoiaram o desenvolvimento do associativismo, crescente desde 1993. "A criação de associações proliferou no interior do município. O pequeno agricultor viu que o trabalho em grupo traz mais resultados do que individualmente e hoje em dia, temos inúmeras associações parceiras que recebem nosso suporte", explicou.

A Emater tem um trabalho que abrange várias áreas, as quais podemos citar as seguintes: pecuária familiar; bovinocultura de leite; ovinocultura; piscicultura; olericultura; fruticultura; irrigação; apicultura; cultivo de soja, milho, arroz, trigo e outros; artesanato em lã e apoio às comunidades quilombolas; ainda pode somar-se ações de crédito rural, educação e promoção da saúde, inclusão de sociedades produtivas, juventude e mulher rural, segurança e soberania alimentar. "Todos os bons resultados são em função do público assistido e das parcerias, onde inclusive já renovamos o convênio com o Poder Executivo", finaliza.

Emater São Gabriel 50 anos 3
Primeiro local do escritório da Emater foi nesta residência na Avenida Presidente Vargas, onde hoje funciona o IPRESG
A entidade teve seu primeiro escritório na Avenida Presidente Vargas, onde hoje é a sede do Instituto de Previdência dos Servidores de São Gabriel (IPRESG), onde ficou de 1966 à 1974. Depois disso, funcionou na Cooperativa de Lã Tejupá, Sindicato Rural, até se mudar em definitivo para a atual sede, na Rua Coronel Sezefredo, onde por muitos anos funcionou o Jornal O Imparcial, a partir de 2004 e que até hoje permanece no local.

O evento que ocorrerá no Parque Assis Brasil terá homenagens para ex-funcionários e contará com a presença de autoridades, para um almoço festivo. Na ocasião, serão apresentados depoimentos de produtores beneficiados pela Emater. Vida longa para quem colabora e muito com a economia de São Gabriel e região.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 15/08/2016 21h45 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: