Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

02 agosto 2016

Congrega 2016 qualifica grade de programação com lançamento de três livros e crescimento da Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa

Parte da comissão organizadora do Congrega Urcamp, que acontece este ano em São Gabriel (foto Jeferson Vainer/ASCOM)
O maior evento científico da região é também responsável pela disseminação da cultura e contando, em sua programação, com o lançamento de três livros. Em 2016, o Congrega Urcamp acontece no Campus de São Gabriel, entre 5 e 7 de outubro, e até o dia 15 de agosto estão abertas as inscrições com desconto, prazo que determina o último dia para a submissão das mostras científicas. No quesito Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, a Coordenação informa que a fase atual é de recebimento de artigos, uma vez que a triagem de resumos já foi feita. Nesta categoria, universidades como UFPEL, UFSM e UCS confirmaram presença. Até o momento, já foram cadastrados mais de 900 inscritos.


De acordo com a Coordenadora do Congrega, a Psicóloga Súsi Barcelos e Lima, o congresso tem o objetivo de ser um evento abrangente, de divulgação de pesquisa e extensão, estando aberto para trabalhos de ordens diversas, produzidos em diferentes instituições. "Esse ano, voltei à coordenação e, para a minha felicidade, estamos realizando-o em São Gabriel - campus que acolheu o Congrega em 2006, quando, pela primeira vez, o evento se deslocou de Bagé. Para quem participou, na época, ficou a lembrança de ter sido um dos melhores, dentre todas as edições", comenta. Além de abrir espaço para acadêmicos e estudantes de Ensino Médio, o Congrega proporciona a participação da comunidade. "Ela pode desenvolver trabalhos através de projetos comunitários de responsabilidade sócio-ambiental. Vale destacar que são aceitos os que não fazem apologia aos temas políticos partidários", explica.

Em sua 11ª edição, estão disponíveis para submissão de resumos as categorias Mostra de Iniciação Científica Junior, Mostra de Projetos Comunitários e de Extensão e Mostra de Iniciação Científica. Para quem deseja apresentar trabalho, a data limite é 15 de agosto. A quarta categoria é a Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, que agora aguarda as submissões de artigo. Dentre os destaques, estão os estudantes que participam da MIC Jr. "Os colégios da Urcamp, dos Campi de Alegrete, Dom Pedrito e Santana do Livramento são presença confirmada todos os anos. Eles possuem um preparo voltado ao científico desde o primeiro ano, e o que resulta em apresentações que superam algumas mostras de graduação", frisa Súsi ao relembrar a torcida no dia de premiações. "Eles se organizam e a cada troféu, o colégio vibra - como se estivessem em um clássico de futebol. Essa competitividade é saudável por despertar neles o interesse de se qualificar".

A programação ainda está em processo de criação, mas três livros já estão no quesito cultura. Clarisse Ismério, uma das Coordenadoras da Jornada, lança sua obra Sarrau Noturno - um exemplar baseado em seu trabalho científico sobre a arte cemiterial que é apresentado em congressos no Brasil e no exterior. O outro autor é um jornalista egresso da Urcamp; Fernando Risch confirmou o lançamento de seus dois livros, O Homem e seus Demônios e Hotel Califórnia.

As inscrições para o Congrega Urcamp iniciaram em maio deste ano e vão até 05 de outubro, dia em que começa o evento. Para quem deseja garantir o valor com desconto, o prazo é 15 de agosto. O site do Congrega é alimentado com notícias, informações e portal para se inscrever: http://congrega.urcamp.edu.br/.

Destaque para a Jornada
As Coordenadoras da Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, professoras Doutoras Clarisse Ismério e Daniela Giffoni Marques, comemoram o sucesso do evento a partir no número de resumos que foram submetidos. Ao total, 113 trabalhos com submissão na primeira fase e 104 aprovados, vindos de diversas universidades onde a maior parte dos destinatários são da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade de Caxias do Sul (UCS). "Esse resultado mostra a valorização do nosso evento, pois fideliza a credibilidade do Congrega na região da Campanha e fora dela. Além das áreas de educação, Comunicação/Cinema, Direito e Administração, surpreendeu as agrárias, onde terão cinco salas com trabalhos durante manhã e tarde", menciona Clarisse Ismério.

Os artigos vão para a Revista Científica do Congrega, onde podem ser acessados online no novo sistema, o OJS - Opon journal systems. 

Reportagem: ASCOM/Urcamp 
Data: 02/08/2016 15h28
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.