Acompanhe nossa cobertura na Expointer 2017

03-09 Jantar-baile Os Monarcas - CTG Querência Xucra

Anúncio Domingueira Farroupilha - CTG Plácido de Castro

Festejos Farroupilhas de São Gabriel - Clique aqui para ver a programação

Rocha Negra completa 143 anos de fundação

Rocha Negra Nº 1 completou 143 anos de fundação nesta semana. Loja realizou várias ações históricas na comunidade
Na última quarta-feira (29), a Loja Maçônica Rocha Negra Nº1 completou 143 anos de fundação com uma cerimônia festiva realizada no templo da entidade, com cerca de 80 convidados de outras lojas do Estado. Um ágape fraternal foi realizado entre os presentes para lembrar a data da primeira Loja Maçônica fundada no Estado e que participou de vários momentos históricos, e que atualmente é dirigida pelo Venerável Mestre Edson Veiga Jobim.



Fundada em 29 de junho de 1873 por onze cidadãos liderados pelo Dr. Jonathas Abbott, que era maçom há 25 anos de grau 18 e foi seu primeiro Venerável Mestre, a instituição participou de vários momentos da comunidade gabrielense. Entre eles, a organização de piquetes de voluntários para defender a cidade na Revolução de 1893, quando a cidade foi abandonada por forças militares e autoridades civis, só permanecendo o Juiz de Direito, Dr. Tito Prates da Silva. A ação defendeu São Gabriel de prováveis ataques de defensores e vândalos.

Empreendeu também o fim da escravidão, em 28 de setembro de 1884, quando mais de 900 cartas de alforria foram expedidas, quatro anos antes da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no País. Participou também, dentro de relação estreita com a Igreja Católica, de campanhas da construção da Igreja Matriz do Arcanjo, antes mesmo da construção do prédio próprio da Loja. A Rocha Negra doou os "Troncos de Solidariedade" além de apoiar na arrecadação de fundos para auxiliar nas obras. A Rocha Negra foi a loja-mãe do primeiro presidente do País, Deodoro da Fonseca.

Foi uma das signatárias da fundação da Grande Loja do Rio Grande do Sul, em 1928, na cidade de Bagé. Na área social, a Rocha Negra participou de várias ações, entre elas, a inauguração do Asilo São João, em 1941, onde o primeiro presidente foi o maçom Sampaio Marques Luz, e o asilo foi construído em local doado pelo colega Juvenal dos Santos. Participou de outros momentos da história de São Gabriel, realizando ações beneméritas e que colaboraram para o progresso da comunidade.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 30/06/2016 18h54
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: