Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

02 junho 2016

Coletivo Feminista Guapas emite nota de agradecimento e esclarecimento

Manifesto contra a cultura do estupro, que ocorreu em todo o país no dia de ontem, também aconteceu em São Gabriel, organizado pelo Coletivo Feminista Guapas (foto arquivo C7)
O Coletivo Feminista Guapas, que realizou uma manifestação contra a cultura do estupro no final da tarde de quarta (1º) em São Gabriel, emitiu uma nota oficial agora há pouco, agradecendo e ao mesmo tempo também fazendo esclarecimentos sobre alguns pontos da marcha, onde várias questões levaram a opiniões e questionamentos sobre o evento.


Confira a nota, enviada à redação por uma das integrantes do movimento, Camila Ernandes:

O coletivo Feminista Guapas vem por meio desta nota agradecer, primeiramente, a presença de todos, que de alguma forma estiveram presentes em nossa manifestação. Agradecer as mulheres corajosas que contaram ou permitiram que contássemos seus relatos de abuso.

Além de esclarecer alguns comentários polêmicos de pessoas que se limitaram a questões pequenas e que não possuem visão sistêmica do problema maior que atinge nossa sociedade, o machismo.

Primeira questão que gostaríamos de comentar é sobre opiniões partidárias. O coletivo é neutro e respeita a opinião individual de cada pessoa que participa das reuniões e do grupo, não interferindo em suas opiniões partidárias. Falamos de política sim! Mas também falamos de história, legislação, ciência, religião e economia. Os debates são voltados aos problemas que as mulheres sofrem a décadas. Mulheres de todas as classes, de todas as cores e de todas as idades.

Segunda questão é quanto ao nome escolhido. O nome foi escolhido em reunião do Coletivo, após uma das participantes ler a história de Maria Isabel Hornos. Sabemos que ela não foi feminista e provavelmente em sua época ela poderia nem ter conhecimento desta palavra. O nome Guapas foi sugerido inclusive, por uma Gabrielense, que leva uma rosa vermelha em cada visita ao cemitério da cidade. Consideramos a “Santa Prostituta” digna da homenagem por ser uma mulher empoderada, que não vivia dentro dos padrões da sociedade patriarcal e a frente de seu tempo. Foi morta vítima do machismo sim, pois se uma morte encomendada por ciúme não é machismo, o que é? Décadas se passaram e ainda vemos mulheres que são amantes serem julgadas, insultadas e violentadas, enquanto homens que traem continuam suas vidas normalmente sem nenhum tipo de julgamento. Se isso não é machismo, o que é?

O movimento feminista não tem o objetivo de tornar as mulheres “mais” ou “os novos homens”, como muitos pensam. O termo que define a superioridade feminina é o femismo, sendo que nossa luta é feminista, que visa a igualdade de gêneros.

O Coletivo Guapas espera ter esclarecido algumas dúvidas e esperamos não precisar mais comentar esse tipo de polêmica. Consideramos comentários como esses coisas pequenas diante de um problema avassalador que nossas mulheres e crianças tem passado. Quando vemos nas estatísticas que a cada 11 minutos uma mulher é estuprada e que mais de 70% tem até 13 anos, deixamos de lado “picuinhas” partidárias e opiniões contra um nome e usamos nossa força e energia para lutar contra um inimigo maior. Nossa luta está apenas começando, que nunca deixemos de lutar!


Lute como uma Guapa!

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 02/06/2016 19h05 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.