Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

23 maio 2016

Tarso Teixeira: “Os verdadeiros latifúndios de São Gabriel são os assentamentos do MST”

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que no final de semana passado instalou novo acampamento na região do Batovi, interior de São Gabriel, depois de dez volta a atacar as forças produtivas e sociedade civil do Município. Em todas as suas manifestações à mídia, o movimento qualifica São Gabriel como o “Coração do Latifúndio”, expressão usada pelo ativista e ex-deputado Frei Sérgio Görgen, recentemente preso em Brasília por agredir um manifestante pró-impeachment.



A expressão, além de preconceituosa, é absolutamente falsa, segundo afirma o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira. “São Gabriel não é, nem nunca foi, coração do latifúndio. Nem estamos entre os municípios com a maior concentração de grandes propriedades”, afirma o líder ruralista, baseado em dados do Incra e em um diagnóstico do Programa “Juntos para Competir”, elaborado pelo Sebrae e Senar. “Essa forma de descrever São Gabriel é para tentar seduzir os jornalistas da capital e grandes cidades, que já tem uma imagem negativa da Metade Sul, e não conhecem a realidade dos fatos”, assinala Teixeira.

De acordo com dados recentes do Sistema Nacional de Cadastro Rural, vinculado ao Ministério da Agricultura, dos 2.8322 imóveis rurais existentes na área de São Gabriel, mais de 80% é formada por propriedades de até 500 hectares.  “Somente sete propriedades rurais ultrapassam os 5 mil hectares. Todo o restante da nossa massa produtiva é formada por propriedades menores, que investem principalmente na pecuária, soja, arroz e hortifrutigranjeiros. O agronegócio em São Gabriel não gera latifúndios, e como diz nosso lema sindical da Farsul, para nós produtor não tem tamanho”, ressaltou.


Teixeira ainda ressalta que, para todos os efeitos, os verdadeiros latifúndios de São Gabriel são os assentamentos rurais do Incra, defendidos pelo MST. “A definição clássica de latifúndio é ‘grande extensão rural improdutiva’. Se pensarmos nisso, chegaremos à conclusão de que os assentamentos é que exercem esse papel, ocupando mais de 28 mil hectares com uma produção pífia e insignificante, sem arcar com as obrigações legais e ambientais que os outros produtores possuem. Eles sim, são os verdadeiros latifundiários de São Gabriel.  Nós produzimos alimentos,  e eles, no máximo, produzem discursos e confusão”.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 23/05/2016 09h26
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.