Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

05 março 2016

Coluna do Alexandre Cruz

Alexandre Cruz
Colunista do blog

Temos que falar do conflito
O ex-presidente Lula depois de três horas de interrogatório na delegacia se dirigiu a sede nacional do PT para realizar uma entrevista coletiva. Numa das frases que usou é: A luta segue! Para aqueles que não gostam do conflito, devem ter ficado bem preocupados, pois na verdade gostamos de consenso e elogiamos os líderes políticos quando são capazes de alcançar. Repudiamos o conflito e nos lamentamos quando contamina todo o ambiente. De verdade, é realmente compreensível que a alguns possam resultar doloridos, inclusive cínico, mas a realidade é como ela é: a política é tanto conflito quanto consenso. Em algumas ocasiões a política deve ser conflito e expressar através dele; em outras deve ser consenso e visualizar como tal. Respeito quando convém a um ou outro, há que ser pragmático: manejar bem os tempos e dependendo das circunstâncias, um bom conflito pode ser tão útil como um bom consenso. Quem não entenda ou se negue a aceitar não durará muito tempo no mercado político.



O conflito é útil para mobilizar as bases politicas; dar coesão aos votantes, reforçar a identificação com os líderes, cimentar as identidades e pôr os demais na defensiva. O consenso é útil é para comprar o tempo, seduzir os reticentes, articular os apoios, ganhar respeitabilidade e limpar as arestas mais agressivas de liderança. Alguém interessado no consenso minimiza as diferenças. Alguém interessado em conflito não somente magnifica as diferenças e sim que transforma o debate em um luta pela sobrevivência: nós contra eles; tudo ou nada; agora ou nunca.


Dito isso para compreender como funciona a ciência política e a reação do Lula em razão da consequência da ação judicial que ganhou tintas de perseguição, depois de um espetáculo midiático, com o circo montado, com a legalidade de coerção questionada por renomados juristas e uma oposição oportunista, sem ideias e o que é pior: queimam suas bandeiras históricas para assistir um país paralisado dentro da política do quanto pior, melhor. Diante desse jogo de teatro, digo que a política deve servir para algo e não se permite para servir para nada. Sobretudo se não é capaz de resolver problemas, o que não pode é querer criar mais problemas como faz a oposição ao paralisar o país!

Data: 05/03/2016 16h03
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.