Acompanhe nossa cobertura na Expointer 2017

03-09 Jantar-baile Os Monarcas - CTG Querência Xucra

Anúncio Domingueira Farroupilha - CTG Plácido de Castro

Festejos Farroupilhas de São Gabriel - Clique aqui para ver a programação

Boato sobre "furacão" e temporais causa pânico em São Gabriel

Notícia original da Defesa Civil do Estado e o recorte da versão de celular, que foi veiculado nas redes sociais. Notícia interpretada erroneamente teria originado a confusão e o equívoco de dados (fotos divulgação)
A notícia de que um "furacão" ou temporal poderia chegar à São Gabriel nesta madrugada causou pânico na comunidade e estranheza em quem entende do assunto. Vários leitores procuraram à redação do Caderno7 via Facebook preocupadas com a informação que teria sido emitida pela Defesa Civil de São Gabriel e buscamos confirmar com fontes e na internet. Nada ocorreu e o que pode ter acontecido pode ter sido uma interpretação equivocada de um alerta de temporal que foi emitido na sexta-feira, 19 de fevereiro. Em resumo: um alerta que deveria ter sido dado na sexta foi dado ontem.


O alerta colocou as unidades militares de São Gabriel em prontidão e mudou a rotina de empresas e escolas. Nos sistemas de meteorologia confiáveis - como Metsul, Climatempo, Tempo Agora e INMET - as previsões apontaram até a madrugada tempo bom até sexta-feira, quando deverão chegar novas chuvas ao Estado. O pânico se instaurou nas redes sociais e diante disso, fomos buscar de fato o que estava ocorrendo.

Um alerta recortado do site da Defesa Civil do Estado dava conta de que temporais chegariam a região com ventos. E para piorar, boatos aumentaram esta notícia. Até um furacão (fenômeno que não é comum para esta região do Brasil) foi cogitado. Só que as informações que teriam sido colhidas da Defesa Civil na verdade eram da sexta-feira passada, 19 de fevereiro, quando um temporal chegou à região sem estragos. Não se sabe o motivo, mas uma informação da semana passada foi tomada como nova e deu início à esta confusão.

Para piorar, um vórtice ciclônico (que é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície, mantendo o tempo seco no Estado) foi confundido com um furacão ou ciclone.


O estudante de Meteorologia da UFSM, Murilo Lopes, comentou sobre o caso e deu importantes esclarecimentos sobre o vórtice ciclônico. "Infelizmente mais um boato sobre o tempo ganha destaque nas redes sociais e fora delas inclusive. Começando que o tal vórtice ciclônico realmente existe, porém não é nada caótico (digo isto como estudante de meteorologia). O desconhecimento dos básico dos fenomenos que podem ocorrer na nossa região, como o que é um tornado e o que o diferencia de um ciclone, é o que leva a esta situação de pânico até mesmo em órgãos públicos que também são despreparados. Então, única fonte correta são os órgãos de meteorologia de verdade, os que contam com o trabalho dos que entendem da atmosfera", explicou.

Desconhecemos o motivo que teria levado a Defesa Civil local a se equivocar. O espaço está aberto para esclarecimentos, se desejarem. Se ocorresse um evento assim, a imprensa estadual já estaria noticiando há horas, o que não ocorreu. Desta forma, esclarecemos o que ocorreu em São Gabriel, gerando confusões e boatos. Por via das dúvidas, confira o site da previsão do tempo...

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 23/02/2016 08h37 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: