Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

23 fevereiro 2016

Boato sobre "furacão" e temporais causa pânico em São Gabriel

Notícia original da Defesa Civil do Estado e o recorte da versão de celular, que foi veiculado nas redes sociais. Notícia interpretada erroneamente teria originado a confusão e o equívoco de dados (fotos divulgação)
A notícia de que um "furacão" ou temporal poderia chegar à São Gabriel nesta madrugada causou pânico na comunidade e estranheza em quem entende do assunto. Vários leitores procuraram à redação do Caderno7 via Facebook preocupadas com a informação que teria sido emitida pela Defesa Civil de São Gabriel e buscamos confirmar com fontes e na internet. Nada ocorreu e o que pode ter acontecido pode ter sido uma interpretação equivocada de um alerta de temporal que foi emitido na sexta-feira, 19 de fevereiro. Em resumo: um alerta que deveria ter sido dado na sexta foi dado ontem.


O alerta colocou as unidades militares de São Gabriel em prontidão e mudou a rotina de empresas e escolas. Nos sistemas de meteorologia confiáveis - como Metsul, Climatempo, Tempo Agora e INMET - as previsões apontaram até a madrugada tempo bom até sexta-feira, quando deverão chegar novas chuvas ao Estado. O pânico se instaurou nas redes sociais e diante disso, fomos buscar de fato o que estava ocorrendo.

Um alerta recortado do site da Defesa Civil do Estado dava conta de que temporais chegariam a região com ventos. E para piorar, boatos aumentaram esta notícia. Até um furacão (fenômeno que não é comum para esta região do Brasil) foi cogitado. Só que as informações que teriam sido colhidas da Defesa Civil na verdade eram da sexta-feira passada, 19 de fevereiro, quando um temporal chegou à região sem estragos. Não se sabe o motivo, mas uma informação da semana passada foi tomada como nova e deu início à esta confusão.

Para piorar, um vórtice ciclônico (que é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície, mantendo o tempo seco no Estado) foi confundido com um furacão ou ciclone.


O estudante de Meteorologia da UFSM, Murilo Lopes, comentou sobre o caso e deu importantes esclarecimentos sobre o vórtice ciclônico. "Infelizmente mais um boato sobre o tempo ganha destaque nas redes sociais e fora delas inclusive. Começando que o tal vórtice ciclônico realmente existe, porém não é nada caótico (digo isto como estudante de meteorologia). O desconhecimento dos básico dos fenomenos que podem ocorrer na nossa região, como o que é um tornado e o que o diferencia de um ciclone, é o que leva a esta situação de pânico até mesmo em órgãos públicos que também são despreparados. Então, única fonte correta são os órgãos de meteorologia de verdade, os que contam com o trabalho dos que entendem da atmosfera", explicou.

Desconhecemos o motivo que teria levado a Defesa Civil local a se equivocar. O espaço está aberto para esclarecimentos, se desejarem. Se ocorresse um evento assim, a imprensa estadual já estaria noticiando há horas, o que não ocorreu. Desta forma, esclarecemos o que ocorreu em São Gabriel, gerando confusões e boatos. Por via das dúvidas, confira o site da previsão do tempo...

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 23/02/2016 08h37 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.