Acompanhe nossa cobertura na Expointer 2017

03-09 Jantar-baile Os Monarcas - CTG Querência Xucra

Anúncio Domingueira Farroupilha - CTG Plácido de Castro

Festejos Farroupilhas de São Gabriel - Clique aqui para ver a programação

Abertura Oficial da Colheita do Arroz será pautada pela inovação

Evento foi apresentado à imprensa nesta segunda-feira, na sede da Farsul em Porto Alegre (foto Gerson Ragust/Farsul)
Evento que neste ano será em Alegrete (RS) vai focar em gestão e tecnologia para a lavoura arrozeira

Porto Alegre - O norte da vigésima-sexta edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorrerá de 18 a 20 de fevereiro no Parque Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete (RS), será a discussão sobre tecnologias e inovações para o setor, além do debate sobre temas importantes para a cadeia produtiva. O anúncio da programação foi realizado nesta segunda-feira, dia 18 de janeiro, em encontro com os jornalistas na sede da Farsul, em Porto Alegre (RS).


O evento, considerado o maior da América Latina no setor, espera reunir pelo menos dez mil pessoas nos três dias. Um dos pontos altos será a audiência pública do Senado Federal, na tarde de sexta-feira, dia 19 de fevereiro, que tem a proposta de debater e criar ambiente positivo para a implantação definitiva de lei nacional com objetivo de eliminar a guerra fiscal entre os estados que vem interferindo na renda do campo e privilegiando o produto importado.

Segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, o objetivo é mostrar a grandeza da lavoura arrozeira do Rio Grande do Sul e a Fronteira Oeste vem se destacando na produção brasileira do grão. "Queremos mostrar a verdadeira grandeza que é a lavoura de arroz do Rio Grande do Sul. A maior lavoura fora do Continente Asiático, salienta.

Outro dos objetivos, conforme Dornelles, é mostrar as qualidades da produção gaúcha, que vem conquistando mercados e ganhando terreno no cenário nacional e internacional. "É desse mesmo Rio Grande do Sul que saem as máquinas, os equipamentos e as tecnologias para impulsionar as lavouras, não só as de arroz, mas das outras culturas para o mundo", ressalta.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz vai proporcionar aos participantes a oportunidade da troca de informações a fim de qualificar as decisões dos produtores rurais para maiores produtividades em suas lavouras, bem como posturas mercadológicas mais profissionais e adequadas para o momento, viabilizando opções de mercado em termos de fornecedores de crédito, insumos e de toda gama de serviços e produtos necessários para viabilizar a atividade agrícola, não somente o arroz.

A ideia também é criar ambiente para difusão de novas tecnologias de produção, especialmente nas vitrines tecnológicas, troca de experiências entre produtores rurais, instituições de ensino e principalmente  marcar o início simbólico da colheita do arroz, através da solenidade de Abertura Oficial, ocasião em que é ressaltada a importância deste cereal para a economia gaúcha e alimentação do povo brasileiro e também do mundo.

O evento é organizado pela Federarroz e Associação dos Arrozeiros de Alegrete, com o apoio do Sindicato Rural de Alegrete. Mais informações podem ser obtidas no site www.colheitadoarroz.com.br.

Confira a programação:

Dia 18 de fevereiro - quinta-feira
07h – Inscrições
07h30min – Roteiro Vitrines Tecnológicas
10h -  Reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz 
Local: Auditório Principal

Fórum Técnico
Local: Auditório Principal

15h – Novos Rumos – Maurício Fischer, diretor Técnico do Irga 
15h20min – Novas Ferramentas para a Lavoura Arrozeira – Rodrigo Schoenfeld, gerente da Divisão de Pesquisa do Irga  
16h10min – Intervalo
16h30min - Uso Eficiente e Produtividade da Água - Rodolfo Gil, diretor Técnico da Aapresid e Instituto de Solos do INTA Castelar e do Sistema Chacras (Argentina)
17h40min - Inovações nas Práticas de Manejo para obter Altos Rendimentos na Cultura da Soja – Jorge Verde, engenheiro agrônomo, produtor e consultor AgroEspecialista nas culturas de soja, milho, feijão, trigo, sorgo e cana de açúcar

19h – Happy Hour dos Patrocinadores 
Local: Estandes

Dia 19 de fevereiro - sexta-feira
07h – Inscrições
07h30min – Roteiro Vitrines Tecnológicas

9h30min - Reunião do Conselho do Irga 
Local: Auditório Principal

14h - Audiência Pública "Guerra Fiscal dos Estados: entrave à competitividade das cadeias produtivas de alimentos da cesta básica, com a senadora Ana Amélia Lemos
Local: Auditório Principal

17h - A agricultura do Século 21 - Seus Desafios e Oportunidades - Elísio Contini, chefe da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia da Embrapa  
Local: Auditório Principal

19h30min - Lançamento do Programa de Valorização do Arroz – Tiago Sarmento Barata, diretor Comercial do Irga  
Local: Restaurante

20h – Coquetel de entrega das Homenagens: Homem e Mulher do Arroz, Lavoura Nota 10, Pioneiro do Arroz e Idealizadores da primeira Abertura Oficial da Colheita do Arroz
Local: Restaurante

Dia 20 de fevereiro - sábado
07h – Inscrições
07h30min – Roteiro Vitrines Tecnológicas

10h30min – ABERTURA OFICIAL DA COLHEITA DO ARROZ 2016

12h – Pronunciamento de Autoridades e Convidados
13h – Almoço com Produtores Rurais, Autoridades e Convidados

Reportagem: Nestor Tipa Júnior/Agroeffective
Data: 19/01/2016 09h05 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: