10-11 Penha de Aniversário CTG Caiboaté - Chiquito e Bordoneio

Festa Night Out - 10 de novembro

Banner Caderno7 - Prêmio Press 2017

Saúde Plena é saúde para todos

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Clique aqui para se inscrever no Vestibular Urcamp 2018

Urcamp: Júri Simulado mobiliza acadêmicos de Direito do Campus SG

Juri simulado aconteceu na última sexta-feira, no Fórum local (foto assessoria de imprensa)
Simular a realidade, estar inserido no cenário de um crime. Ocupar o papel de um magistrado, promotor de justiça, advogado de defesa, jurado e até mesmo de réu. A simulação mais próxima possível do que realmente acontece nas etapas de um julgamento. Essa é a técnica utilizada pelo Curso de Direito da Urcamp, na formação de seus alunos.


A prática de aplicar o conhecimento no ambiente do tribunal do júri, é resultado de uma parceria entre a Universidade e o Poder Judiciário. E foi assim, “vestidos do mundo real”, que os acadêmicos do 7º semestre desenvolvem no Estágio Supervisionado I a Prática Penal I. 

Na noite da última sexta-feira (20), com o tribunal do Júri lotado, a turma apresentou o julgamento de um caso de homicídio. Quem não estava atuando na atividade, assistia atentamente e anotava todos os detalhes da encenação.

Para o Professor Orientador da disciplina, Ubiratara Vieira Azambuja, o Júri Simulado é o momento em que o aluno sai da teoria e de algumas práticas realizadas em sala de aula, para ter contato com um processo real, fato que marca a fusão entre teoria e prática. “É impressionante a tenacidade com que eles querem participar do Júri Simulado. É um momento em que se percebe o encantamento do aluno pela profissão que ele vai exercer”, diz o professor.

Com a desenvoltura de cada personagem durante a simulação, a autenticidade nas práticas didáticas pedagógicas pretendidas pela Universidade é 100% atingida. “Eu percebo que cada aluno, dentro de suas características pessoais, procura exercer da melhor forma possível seu papel no Júri Simulado. É gratificante quando se está assistindo a essa atividade e se detecta, que eles utilizam o aprendizado de outras disciplinas como a Comunicação Jurídica e a Metodologia da Pesquisa, que fazem parte lá do começo do curso. A desenvoltura deles no Júri nos permite avaliar a qualidade dos profissionais que estarão, dentro de pouco tempo, prontos para contribuir com a sociedade na área do Direito”, destaca a Coordenadora do Curso, Professora Ana Paula Torres.

Para a acadêmica Lariane Colman da Silva do 4º semestre, o Júri Simulado é esperado com muitas expectativas “O Júri é o ponto mais alto da nossa formação. Acredito que assim como eu, todos os colegas ficam ansiosos por essa atividade, pois é o espaço onde nós vamos nos identificar, ou seja, vamos perceber em que área nós temos mais habilidades e vontade de atuar”. 

O Pró Reitor do Campus SG, Hélio Lemos Menna, assistiu à atividade e destacou a tradição do Curso de Direito, bem como a importância da parceria firmada com o Poder Judiciário. “É num momento como esse, em que temos a oportunidade de assistir nossos acadêmicos, com tanta propriedade, protagonizando a simulação de um fato real, que podemos nos orgulhar do trabalho que vem sendo feito por toda a família Campus SG. Agradeço ao Poder Judiciário, na pessoa da Juíza Juliana Capiotti, pela parceria que oportuniza essa atividade tão importante que é o Júri Simulado dentro do Tribunal do Júri de São Gabriel”, finalizou o Pró Reitor.

Atuaram na simulação os acadêmicos:
Juíza Lauren Rodrigues Moreira - juíza
Fabricio de Pietro da Rosa – Promotor 
Pedro Gabriel Langendorf - Advogado
Wilian Fernandes  Mendes - Oficial de Justiça
Itamar de Moraes Pereira - réu

Sete acadêmicos foram sorteados para serem os jurados demais alunos. O caso de homicídio simulado pelos acadêmicos é real e transitou em julgado na Comarca de São Gabriel. 

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: