Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

20 novembro 2015

Coluna do Alexandre Cruz

Alexandre Cruz
Colunista do blog

Motivação religiosa
Quase todas as guerras de todos os séculos tem alguma motivação religiosa: católicos/protestantes; cristãos/muçulmanos; Cruzadas, Guerra Santa. Finalmente o terrorismo, a terceira e última guerra, se apoia em crenças. As mesmas Sagradas Escrituras são páginas de agitação bélica. Isaías, a máxima figura, louva a Deus como guerreiro: “O Senhor gritará, sim, lançará um grito de guerra, contra seus inimigos prevalecerá.” “Porque assim me disse o Senhor: Igual que ruge como um leão ou leãozinho sobre sua presa, assim descenderá o Senhor dos exércitos para combater.” Os soldados ou os civis nunca cometeram barbaridades tão grandes como as que protagonizam em nome de Deus. Não está claro para mim se os jihadistas morrem em nome de Alá como caminho ao paraíso ou estão possuídos pelo ódio aos valores do Ocidente e pela vingança como resposta por serem reduzidos a cidadãos sem esperança. Jihad recruta seus combatentes entre mendigos, pequenos traficantes, jovens que não podem viver sua vida, condenados a marginalização e a delinquência. A sua crueldade, seu afã de matar não pode justificar só pela exclusão e quiçá, se agarram a álibis metafísicas. O que está claro é que poucas vezes se chegou a tal nível de crueldade como eles praticam.


Só os anarquistas se suicidavam pela Ideia, e em outras ideologias se matam pela pátria ou por Deus. O insólito é que depois da Ilustração e o Marxismo, o Liberalismo e a Democracia se siga obedecendo a um suposto deus para matar. Marlene Dietrich contou que na infância aprendeu que Deus nunca lutava ao lado de nenhum exército. Se acreditarmos em algumas testemunhas presenciais, o presidente Bush confessou que depois do atentado de Nova York: “Deus me disse: ‘luta contra esses terroristas de Afeganistão. E eu fiz. E me disse mais: ‘derrota os tiranos do Iraque.’ E eu fiz

Não há que culpar os estadunidenses e os soviéticos de terem convertido os países muçulmanos em zona de guerra cega e desumana. No fundo desses países há outra guerra sangrenta entre frações do Islam. Por todas essas razões, saudamos a este Papa Francisco, que saiu mais democrata e mais laico que seus antecessores e que muitos políticos do mundo. Desde o balcão de São Pedro, declarou, como se fosse um infiel, que justificar a violência em nome de Deus é uma blasfêmia. Comentou que ocorreu é um pedaço da III Guerra Mundial. Os franceses também estiveram a altura; reagiram com mais energia que após a ocupação alemã. Cantaram a Marselhesa e invocaram os valores da República.



0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.