Caderno7 na Expointer - banner redes sociais

03-09 Jantar-baile Os Monarcas - CTG Querência Xucra

Semana do CTG Caiboaté traz palestra sobre a História de São Gabriel

palestra fernando ctg caiboaté 1
Professor José Fernando dos Santos ministrou palestra para os associados, peões e prendas do Caiboaté na noite de segunda-feira, nas dependências da entidade tradicionalista, sobre a História de São Gabriel
Na semana de comemoração dos 62 anos do CTG Caiboaté, a entidade realizou mais uma programação na noite de segunda (26), onde foi oportunizada aos associados e convidados da entidade uma palestra sobre a História de São Gabriel, ministrada pelo professor e pesquisador José Fernando dos Santos. Quem não foi, perdeu uma verdadeira aula de cultura e história sobre a origem de nosso município.


palestra fernando ctg caiboaté 2
Fernando apresentou vários aspectos da história de São Gabriel, dos dinossauros até a atualidade
Fernando destacou a origem da Terra dos Marechais, que foi originada da Guarda de Batovi em 1793 - uma das cinco guardas dos espanhóis existentes, pelo Tratado de Santo Ildefonso, que viria a ser extinto logo após. Ele frisou que existem documentos no Memorial de Artigas, em Montevidéu, que comprovam a primeira data de surgimento. Mais tarde, como nós sabemos, a povoação foi destruída pelas tropas portuguesas, a mando do Coronel Patrício Correia da Câmara.

O professor revelou que a povoação chamada de "Villa do Batovi" seria estabelecida inicialmente às margens do Rio Ibicuí, mas como os colonizadores ficaram temerosos com os índios minuanos, ela foi estabelecida próximo ao Rio Jaguari. A segunda povoação foi erguida a 9 km da original, onde hoje fica a Estância do Batovi. "Na época, São Gabriel pertenceu a Rio Pardo e foi passagem de várias batalhas logo após. Ela foi sede das operações do comando de guerra da Batalha do Passo do Rosário, que aconteceu nas proximidades, em Rosário do Sul", explica.

palestra fernando ctg caiboaté 3
Entre os fatos inéditos, uma foto do Marechal Mascarenhas na coroação da Rainha Elizabeth II da Inglaterra
Ele também disse que São Gabriel, embora participasse de fatos da Revolução Farroupilha, nunca foi Capital da República Rio-Grandense. E que por um tempo, a povoação foi conhecida por Nossa Senhora do Rosário de São Gabriel, perdendo o primeiro nome e ficando conhecida como é. Por pesquisas, Fernando ainda informou que durante a visita de D. Pedro II a São Gabriel, foi realizado o primeiro rodeio do Rio Grande do Sul, na Estância da Caieira, no interior do município, em 1846. "Foi um evento realizado para apresentar as artes campeiras ao Imperador", frisou.

palestra fernando ctg caiboaté 4
Fernando entregou um exemplar do livro "São Gabriel em perguntas e respostas" do Dr. Poeta, ao patrão Pacheco
O pesquisador ainda apresentou fatos da história, como o progresso de São Gabriel por meio das ferrovias, a prosperidade do municipio e a sua Pré-história, onde recentemente foram descobertos exemplares como o Tiarajudens Eccentricus e o Pampaphoneus Biccai, além de curiosidades pouco citadas sobre o fundador, Dom Félix de Azara, que fora do país, é reconhecido como grande científico e estudioso da natureza. "Charles Darwin baseou suas pesquisas em muitos dos escritos de Azara, e ele é reconhecido em muitos países da América do Sul e na Europa, não é simplesmente o fundador de São Gabriel", finalizou. Ele ainda apresentou uma foto inédita do Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes na coroação da Rainha Elizabeth II em Londres, representando o Governo Brasileiro.

A palestra terminou com a entrega de um exemplar do livro "São Gabriel em Perguntas e Respostas", de José Antônio Martins Macedo (Dr. Poeta), ao patrão João Luiz Nunes Pacheco, que destacou a palestra do professor. A programação do CTG Caiboaté continua nesta quarta-feira, 28 de outubro, com um Jantar de Confraternização à noite.
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: