Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

09 outubro 2015

Coluna do Alexandre Cruz

Alexandre Cruz
Colunista do blog

Estamos num pântano
Grande parte da frustração que sente a sociedade brasileira procede da sensação que está presa no mesmo lugar. Mesmo que digam as notícias oficiais, não nos movemos passos maiores. Em temas fundamentais, giramos e giramos sempre no mesmo ponto. Um dos casos chamativos é a irresponsabilidade da oposição que compromete todos os avanços sociais dos últimos anos dos governos FHC (PSDB) e Lula (PT). Tanto esforço, tanto sacrifício para finalmente chegarmos a grandes retrocessos democráticos e sociais. Tudo sendo destruído por atitudes infantis.  E uma direita que se diz moralista, que faz aliança com quem explora a coisa pública para ter beneficio que são o caso das empreiteiras. 


Desde a redemocratização, as empreiteiras têm seus contratos e financiam o sistema político. Não é por acaso, no momento mais propício que era a entrada das empreiteiras estrangeiras no Brasil, para dar um salto na produtividade e sair desse ciclo vicioso, a presidenta Dilma Rousseff (PT)  tomou uma medida em que os diretores e não as empresas deveriam ser punidas no combate a corrupção. Caso fosse aprovada uma lei de punir empresas corruptoras não teriam mais contrato com o Estado brasileiro. Seria um grande avanço nesse jogo desigual contra a corrupção. Onde o capital financeiro faz de refém o Estado brasileiro. Só que a medida atual não afronta, não elimina empreiteiras corruptoras se deve a lógica que houve muito dinheiro na campanha para os dois candidatos. Financiaram tanto a campanha de Rousseff (PT) como de Aécio Neves (PSDB).  Temos que ser claro: foi muito dinheiro para os dois. 

Nesse momento de crise, com empresários na prisão, políticos presos, uma crise econômica que já entre nós, não existe um esboço de projeto nacional, estrutural, educativo, segurança e federativo ou uma transformação econômica que proteja os mais débeis, na cadeia social, em pagar uma fatura. Não há nenhuma nova linha. Não se vê uma bússola. Ou uma direção racional. Só dependemos de salva vidas da agricultura e da reação das indústrias. Eleição após eleição, ficamos preocupados a quem eleger e teríamos que repensar para que queremos eleger os que estamos querendo que sejam eleitos. Será que nas próximas eleições como em 2016 e depois 2018 faremos algo diferente?



0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.