Caderno7 na Expointer - banner redes sociais

03-09 Jantar-baile Os Monarcas - CTG Querência Xucra

13ª Cia Com Mec comemora seus 73 anos de fundação

aniversário 13 cia com mec 29-10-2015 001
Solenidade realizada na "Praça Forte de Caxias" lembrou os 73 anos da subunidade de Comunicações
Estabelecida há 73 anos na Praça que faz parte da história da região em 172 anos, a 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada comemorou seu aniversário nesta quinta-feira, 29 de outubro, com uma formatura alusiva a este momento especial. A unidade, estabelecida na histórica "Praça Forte de Caxias", que foi por muitos anos um forte estabelecido para guarnecer as terras das invasões estrangeiras, abriga a subunidade de Comunicações, realizou sua solenidade relembrando o feito de Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, que fundou as instalações que abrigam o quartel.


aniversário 13 cia com mec 29-10-2015 002
Evento teve presença de autoridades. Subunidade está localizada em prédio histórico fundado há 172 anos pelo Duque de Caxias
A solenidade teve a presença do comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Arnaldo Antunes da Costa Neto. Foram agraciados os militares que foram destacados como praça mais distinta e os melhores atirador combatente e aptidão física. Com o título de "Amigo da Unidade", foram agraciados o Comandante do 9º Regimento de Cavalaria Blindado, Ten. Cel. Evandro Lupchinski; o Comandante do 3º Batalhão Logístico (Bagé), Ten. Cel. Jorge Oliveira Maia Filho; o soldado Vainer Jobim, do Corpo de Bombeiros; e o professor da Escolinha de Futebol da AABB, Varlei Perez. O delegado da Polícia Civil, José Bastos, recebeu o título de "Amigo da 3ª Brigada" do General Costa Neto.

aniversário 13 cia com mec 29-10-2015 003
Homenageados com o diploma de "Amigo da 13ª Cia Com Mec"

aniversário 13 cia com mec 29-10-2015 004
Delegado Bastos recebeu o título de "Amigo da 3ª Brigada" das mãos do General Costa Neto
Em seu pronunciamento, o comandante da unidade, Major Jairo Guerra, destacou que tem orgulho de estar ajudando a construir este legado no histórico aquartelamento e que a 13ª Cia Com Mec faz jus a denominação de "Arma do Comando", pela função que as Comunicações tem de apoiar as organizações militares. Por sua vez, o General da Brigada, Costa Neto, destacou o esmero com que os militares mantém a conservação das instalações. "Além de ser essencial para as organizações militares com as Comunicações, a Companhia está instalada em um lugar especial, que conserva com pequenas modificações a estrutura que surgiu no Século dezenove", destacou.

aniversário 13 cia com mec 29-10-2015 005
Costa Neto destacou o trabalho realizado pela subunidade pela comunidade e região
A formatura terminou com o desfile da tropa, aberto com um grupamento de militares da reserva que serviram na unidade e uma confraternização. A instituição surgiu em 31 de outubro de 1942, quando como subunidade do então 1º Batalhão de Transmissões, a 2ª Companhia de Transmissões deu origem à 14ª Companhia Independente de Transmissões por meio do Decreto-Lei nº 4.905, em Natal (Rio Grande do Norte);

Após a 2ª Guerra Mundial, a Companhia se desloca para São Gabriel por determinação do Ministro da Guerra, onde sofre várias reestruturações até 1953, quando recebe a denominação de 13ª Companhia de Comunicações. Nos anos 2000, ela recebe a denominação atual, recebendo ainda várias modificações em sua estrutura, dentro do padrão de qualidade do Exército Brasileiro.
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: