Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

03 julho 2015

Caravana do CPERS mobiliza Magistério estadual em São Gabriel

Caravana Estadual esteve em São Gabriel nesta quinta-feira e mobilizou Magistério em torno da luta pela educação pública. Plenária no XV foi a principal atividade, com grande número de professores participantes
Passando por São Gabriel nesta quinta (2), a Caravana Estadual na Luta Pela Educação Pública, que é promovida pelo CPERS/Sindicato, reuniu o Magistério em torno de causas importantes não somente pela causa, mas para o povo gaúcho. A Caravana, composta por membros da Direção Central, presidida por Helenir Aguiar, esteve visitando as escolas da rede estadual e realizou uma plenária na Escola Estadual XV de Novembro, com grande presença de público.


Caravana percorre Núcleos no Estado para mobilizar categoria para retirar ameaças aos seus direitos

Presidente do 41º Núcleo, Pedro Moreira, lembrou que conquistas do Magistério estadual foram obtidas através das mobilizações e greves. Helenir Aguiar (ao fundo) disse que foco é unir a categoria para impedir cortes
O objetivo da Caravana, que está percorrendo todos os Núcleos do CPERS no Rio Grande do Sul, é mobilizar o Magistério para que não cesse a luta pelos seus direitos e agora, pelos direitos dos gaúchos. Em entrevista exclusiva ao Caderno7, a presidente salientou que o foco é buscar a união da categoria e impedir o sucateamento do Instituto de Previdência do Estado (IPE), além de exigir do Governo Sartori que cumpra dispositivos para colocar as finanças em dia e pague os reajustes atrasados e o Piso.

"O Magistério está a perigo, sem reajustes concretos até 2017 e com o IPE em risco. Há uma proposta para que o Instituto passe a atender também Prefeituras, Câmaras e autarquias municipais, o que vai enfraquecê-lo. Isso pode representar a sua extinção. Ele já sofre com o descredenciamento de profissionais, que não conseguem ser pagos em dia, onde consultas podem levar meses se isso ocorrer", explicando que o projeto também prevê a cobrança de mais 5% para cada dependente no IPE, o que oneraria o servidor.

Helenir disse também que o Governo Estadual tem saídas para poder investir e dar os reajustes que o Magistério precisa, com a cobrança de sonegadores. "Temos mais de 5 bilhões que não são pagos em sonegação de impostos, postos de fiscalização estão sendo desativados pelo Rio Grande. Este valor poderia colocar os pagamentos em dia", afirmou. A presidente disse que a categoria ainda batalha pelo pagamento do Piso - os 13,1% estão atrasados e ainda há 48% de reajustes a pagar - e também pela nomeação dos professores e funcionários aprovados em concurso público.

Caravana foi encerrada com caminhada até a agência local do IPE (foto Caco Argemi/CPERS)
Finalizando, Helenir disse que vão pressionar o Governo até agosto, do contrário, poderá ocorrer uma nova greve e pede o apoio dos pais de alunos por que o momento é delicado. "Governo nenhum vai tirar o sonho de podermos ter uma educação de qualidade. Se até agosto o Governo Estadual não der uma resposta que o Magistério procura, poderemos paralisar as atividades. Uma greve é uma medida antipática, mas estamos conscientizando a todos de que é preciso protestar para pressionar o Governo, e por isso, pedimos o apoio dos pais dos alunos que sofrem com esta falta de investimentos em educação", acrescentando que esta greve, está sendo construída para unir o Magistério e comunidades, em prol de retirar a educação da crise que se encontra.

O diretor do 41º Núcleo, Pedro Moreira, relembrou conquistas históricas, através de mobilizações e greves do Magistério. “A Caravana está construindo e mobilizando a categoria para a greve, caso o governo não garanta nossas reivindicações. Todas as nossas conquistas foram adquiridas através de muita luta. O nosso atual governo só ameaça e tira nossos direitos. Não podemos mais trabalhar por miséria e migalhas. Temos que continuar nossa luta rumo à vitória” concluiu.

A Plenária foi encerrada com uma caminhada em direção à agência local do IPE, na Rua Tristão Pinto, como forma de apoio à instituição. Além de professores da cidade e de várias cidades, estudantes do Magistério participaram dos manifestos. É o professor gaúcho em mais uma batalha contra os governos em busca de investir na verdadeira prioridade que é a educação pública de qualidade.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.