Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

22 maio 2015

OAB estadual debate necessidades da Justiça Estadual em São Gabriel

Audiência aconteceu no Salão do Júri do Foro local e debateu questões de estrutura da Justiça Estadual
Em uma audiência que teve um bom comparecimento de advogados e servidores do Judiciário, a OAB Seccional Rio Grande do Sul promoveu Audiência Pública nesta sexta-feira (22), no Foro local. O tema principal era debater a situação de estruturas e condições da Justiça Estadual, onde em São Gabriel, são registradas necessidade de mais servidores e juízes na Comarca local. A audiência, realizada em parceria com a Subseção local da OAB, presidida por Augusto Solano Lopes Costa, teve participação de juízes e do Ministério Público.


Encontro teve a presença do Presidente da Seccional, Marcelo Bertoluci (C)

Salão ficou lotado, e presentes puderam repassar reivindicações à comissão presente
O Presidente da Seccional, Marcelo Bertoluci, que participa destas audiências pelo Estado, também esteve presente. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) também foi o tema da Audiência, onde foi salientado que ela impede melhoras e evolução no Judiciário. O Presidente da Subseção local, Solano Costa, destacou que a estrutura da Justiça não acompanhou a evolução dos tempos. 

"O Judiciário não pode ser um apêndice do Executivo e Legislativo, principalmente na questão da Lei de Responsabilidade Fiscal. Temos reivindicado a vinda de mais juízes e servidores para a Comarca local e a cada ano, a média de processos tem sido grande. É o momento de ouvirmos os anseios dos advogados, da comunidade e da magistratura. Esta falta de condições da estrutura se torna penoso para juízes, serventuários e advogados. Estamos todos no mesmo barco", resumiu Solano. Em média, 14 mil processos tramitam na comarca, sendo que só em 2015 até o momento, já são 4 mil. A flexibilização da LRF para o Judiciário também foi defendida, para poder melhorar a prestação de serviços. 

Na Comarca local, segundo a diretora do Foro, Juíza Lúcia Rechden Lobato - que está de saída - em um ano de sua gestão, de 2014 à 2015, só neste período, são 18 mil processos, sendo que 5 mil deles já tiveram decisão proferida, dos quais 8300 estão na Vara Criminal. "Os números refletem o esforço de todos para diminuir a demanda, mas também apresentam as dificuldades de estrutura", comentou a magistrada, que sugeriu a criação de Centrais de Mediação e Arbitragem na Comarca, para evitar que menores demandas possam congestionar o Judiciário.

O Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, reconheceu as necessidades que os Tribunais tem de melhorar suas estruturas e suprir as deficiências para melhorar os serviços. Ele destacou que o Tribunal de Justiça do RS buscará alternativas para suprir a vacância de cargos - muitas vezes não preenchidos por falta de interesse dos aprovados em concursos - e que mais 200 vagas serão criadas em breve para oficiais escreventes, que é a maior demanda.

Em São Gabriel, as maiores demandas são a falta de servidores, principalmente juízes e também de logística como a deficiência de internet, obstáculo para a implantação dos Processos Eletrônicos. O Presidente Marcelo Bertoluci concluiu prestando contas das ações da OAB a nível estadual, como por exemplo, ações judiciais contra os saques dos depósitos judiciais pelo Governo Estadual; contra a lei da aposentadoria especial dos deputados gaúchos; a revisão da dívida pública do Rio Grande do Sul junto à União; e a pensão vitalícia para ex-governadores, assim como a questão da atuação de defensores públicos, que não estariam atendendo aos verdadeiros interessados, que seriam os mais carentes. 

Participaram ainda da audiência, os juízes Juliana Neves Capiotti e Tiago Tweedie Luiz, das Varas Criminal e Cível, respectivamente; o Conselheiro Federal da OAB, Renato da Costa Figueira; a Promotora de Justiça, Aline Baldissera; o Presidente da Subseção Rosário do Sul da OAB, Aristides de Pietro Neto; o Coordenador das Subseções da OAB-RS, Jorge Luiz Dias Fara; o Presidente do Sindijus-RS, Marco Aurélio Ricciardi Weber; e o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Devair Moreira.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.