Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

21 maio 2015

Internet e “Discurso de Ódio”: totalitarismo às avessas

Cláudio Moreira
Pastor e jornalista

Existem muitas definições para totalitarismo, mas creio que todos concordam que uma definição adequada de um regime totalitário seja aquele em que se tenha um tal controle sobre a circulação de idéias e pensamentos, que somente um determinado conjunto de valores seria considerado objeto legítimo de debate, excluindo todos os demais pontos de vista. Este era o mundo dos sonhos do “Grande Irmão” concebido por George Orwell em sua obra 1984, e antes dele,sonhado por Antonio Gramsci em sua noção de”guerra cultural” aos valores da civilização ocidental.


A passos lentos, sem pressa, mas de forma persistente, a sociedade caminha cada vez mais para um falso consenso sobre idéias e valores sociais, concebendo um mundo que, na prática, será cada vez mais totalitário. Uma das formas mais evidentes deste conflito é a forma como se fala, hoje em dia, dos chamados “haters”. Em bom português, trata-se dos supostos propagadores de “discurso de ódio” nas redes sociais, considerados um perigo e uma ameaça a ser vencida. Tirando proveito de casos extremos de evidente violência, autoridades e setores da imprensa falam cada vez mais em cerceamento da liberdade das redes virtuais, para calar o suposto “discurso de ódio” de alguns setores da população. A pergunta é: quem define o que é discurso de ódio?

Suponha que você, prezado leitor, embora não tenha nada contra a opção ou preferência sexual de quem quer que seja, não seja exatamente favorável ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, e goste menos ainda de certas medidas oficiais como a recente resolução do Governo Federal, que autoriza meninos que se consideram meninas a usar o banheiro das meninas em escolas públicas, e vice-versa. Se você expressar, ainda que de modo oblíquo, qualquer contrariedade a estas pretensões, prepare-se para ser considerado um “hater” – e, portanto, um perigo, alguém que deveria estar algemado em vez de andar por aí, escrevendo suas opiniões em redes sociais. Não faz muito tempo, um candidato à presidência de um partido nanico, foi condenado a pagar multa por se dizer contrário á união civil de homossexuais – apesar de ter falado exclusivamente a partir de um ponto de vista pessoal. Detalhe: tudo isso vem sendo feito pelos caminhos obscuros da jurisprudência, sem nem mesmo a necessidade de uma legislação específica. Em nome do “bem”, passa-se por cima da lei e do Congresso, contando com os arreganhos de um Judiciário que cada vez mais legisla e atropela suas funções, esculhambando o que restava da nossa solidez institucional.

Quando o sistema legal opera para tornar proscritas ou ilegais certas opiniões, o que se tem não é um verdadeiro regime de liberdades civis. Como dizia a esquerdista Rosa Luxemburgo, “Liberdade é e será sempre a liberdade de pensar diferente”. Plenamente coerente com isso é a expressão do economista afro-estadunidense Walter Willians: “É fácil defender a liberdade de expressão quando as pessoas estão dizendo coisas que julgamos positivas e sensatas. Mas nosso compromisso com a liberdade de expressão só é realmente posto à prova diante de pessoas que dizem coisas que consideramos absolutamente repulsivas”.

Seja agradável ou repulsivo, seja você mesmo. E exerça sempre seu direito à livre expressão, sem se deixar pautar pelas patrulhas que querem ditar regras sobre o que você deveria pensar.

3 comentários via Blogger
comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Excelente reflexão, parabéns. Infelizmente vivemos no Brasil atual o famigerado e repulsivo "politicamente correto"... ou seja, só fale e pense aquilo que agrada ao povão e às "minorias"!!!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a leitura e a opinião, Ivonir.
    Sigamos firmes na luta pela absoluta e irrestrita liberdade de expressão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo, Revdo. Cláudio... essa é uma questão que nos preocupa muito na realidade em que vivemos, pois se prega liberdade, mas ao se ouvir algo contrário se corre risco de condenações... grande abraço

    ResponderExcluir

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.