Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

29 abril 2015

Unipampa: Centro Acadêmico terá o nome do professor Cláudio Gastal

Cláudio Gastal Jr, durante visita na Antártida em 2010. Seu nome foi escolhido para denominar o Centro Acadêmico da Unipampa São Gabriel (foto arquivo C7)
Em votação realizada na terça-feira (28), no Campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) São Gabriel, os alunos da instituição escolheram o nome do Centro Acadêmico. Entre seis nomes, o escolhido fez jus a um batalhador da instituição que não se encontra mais entre nós. Os acadêmicos escolheram com 71 votos, o nome do saudoso professor Cláudio Vinicius de Senna Gastal Júnior para denominar o novo Centro Acadêmico.


Biólogo de formação, o professor Cláudio Gastal atuava como docente nos cursos de Farmácia, Engenharia Florestal, Biotecnologia e Ciêncas Biológicas da universidade, tendo cursado Mestrado e Doutorado em Botânica pela UFRGS. Além da pesquisa e do ensino, o professor Gastal também desempenhou atividades de consultoria em Licenciamento Ambiental e exerceu cargos no Conselho Regional de Biologia, na seccional local da Sociedade Botânica do Brasil e no Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno). O professor, que lecionou na ULBRA e na UNISC e ingressou na UNIPAMPA em 2007, foi patrono das primeiras turmas de licenciatura e bacharelado de Ciências Biológicas formadas pela instituição, e por mais de uma vez fez parte de equipes de pesquisadores que viajaram ao continente Antártico para coletar dados e amostras da vida local. 

De personalidade forte, era considerado pelos alunos um incentivador e pessoa acessível. Ao mesmo tempo em que ensinava as noções da botânica, também se divertia com os alunos nas horas de folga, até participando de suas festas. Faleceu no domingo, 15 de janeiro de 2012, vítima de problemas de saúde que se agravaram. 

Com 71 votos (29,33%) Gastal Junior foi o nome vencedor, em segundo lugar, Charles Darwin com 51 votos (21.07%), seguido de Sepé Tiaraju com 38 votos (15,70%), Anita Garibaldi com 35 voto (14,46%), Chico Mendes com 31 voto (12,80%) e Marighella com 15 votos (6,19%), apenas um voto foi anulado (0,41%) por não conter um nome sugerido da lista, totalizando 241 votos válidos. Uma homenagem merecida e justa, que agora é eternizada na Unipampa.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.