Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

27 março 2015

Vozes das ruas

Marcelo Ribeiro
Editor do blog

A verdadeira data de aniversário de São Gabriel
Embora se comemore em 4 de abril como a data de São Gabriel, poucos sabem que a data que pode ser real é outra. Nesta quinta-feira, fizemos um debate salutar com a colaboração de vários amigos e leitores, onde resultou na revelação de dados até então desconhecidos da maioria de nossa gente, mas que sabíamos há tempos. É um tema polêmico, mas acho que é o momento de debatermos a história de São Gabriel. A questão se debate porque ainda existem dúvidas sobre a real data, se 4 de abril de 1846 (por instalação da primeira Câmara de Vereadores), 15 de dezembro de 1859 (data do decreto do Imperador Dom Pedro II que mudou a categoria de vila para cidade) ou em 2 de novembro de 1800 (data da fundação da primeira São Gabriel, no Batovi). Esta questão também pode reerguer um debate sobre o estabelecimento de um projeto turístico para o município, pois há muito potencial para isso. E devemos reacender este debate de forma positiva, para que volte a se discutir cultura, história e turismo na Terra dos Marechais.


Uma voz que vem crescendo
Uma ideia que vem aumentando na comunidade, diante das frustrações das pessoas de bem é a voz de uma nova alternativa política em São Gabriel. As informações que vem circulando é que novos nomes de fato estão surgindo para apresentar opções às forças políticas tradicionais e que possam dar uma vida nova ao município. Mas cabe lembrar das tentativas do gênero, como o "Grupo Estratégico", a "Terceira Via", o "Frentão" que não deram certo ou decepcionaram. Se as pessoas que se dispõem a isso fizerem o certo, São Gabriel pode sair da grenalização e progredir como deve ser. A nossa torcida é que o município possa ir em frente, deixar as rivalidades e ódios no passado e crescer porque potencial tem para isso. Mas esperamos que os nomes que andam por aí, possam ouvir os anseios da comunidade e devolver dias melhores para a cidade e o interior.

Aniversário do município
Ao divulgarmos as atrações dos 169 anos de São Gabriel, as opiniões foram divididas nas redes sociais. Parte elogiando e parte criticando. E algumas críticas até exageradas. É verdade que não temos grandes atrações em relação aos anos anteriores, mas temos de reconhecer que desta gestão, é a melhor programação já apresentada, porque alguns deles são inéditos na cidade, principalmente do cantor Salgadinho, que está novamente na mídia e é reconhecido como grande nome em sua época. Temos que reconhecer o esforço da Secretária Maria Luiza Bicca Bragança Ferreira em promover as melhores comemorações de aniversário que São Gabriel está tendo nos últimos anos. O único pecado foi a demora em fazer a divulgação de forma adequada e antecipada. Mas acreditamos que a Semana de São Gabriel deste ano seja bem-sucedida.

Servidores paralisados nos Transportes
Quase um ano após a primeira mobilização de servidores por reajustes e o Plano de Carreira, mais uma ação chamou a atenção da comunidade. Os servidores da Secretaria de Transportes paralisaram parte das atividades - trabalhando somente nas oito horas e montando acampamento em frente à sede da pasta - desde esta quinta-feira, 26 de março. Eles pedem melhorias nas condições, pagamento de horas-extras e o Plano de Carreira. Embora o Prefeito diga que o movimento é "ilegal", é um direito de qualquer categoria reivindicar seus direitos e condições mais justas. E especula-se que outras categorias possam vir a se manifestar. Esperamos que o bom senso prevaleça.

E o Sindicato dos Servidores?
Falando nisso, estranha-se o silêncio do Sindicato dos Servidores Municipais a respeito deste e de outros assuntos. Aliás, parece que há eleições neste ano. Mas que é estranho o silêncio obsequioso, é... Com a palavra, a presidência!

Caderno7 no "Mulheres Empreendedoras"
Nesta sexta-feira, o Caderno7 estará acompanhando a entrega do troféu Mulheres Empreendedoras, no Banana Café. Mais de 40 mulheres serão agraciadas pelo trabalho que desenvolvem na comunidade gabrielense. Agradecemos à direção da Rádio São Gabriel pelo credenciamento e abertura para acompanharmos o evento, conforme solicitado respeitosamente, em ofício.

Lúcio Vaz em São Gabriel
Nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, o jornalista gabrielense Lúcio Vaz estará na sua terra natal para autografar o seu livro "Sanguessugas do Brasil", em solenidade a ser realizada no Centro Cultural Sobrado da Praça. Lúcio ainda palestrará na mesma noite - provável tema deverá ser a corrupção no País - para o público que for ao evento. O jornalista tem se destacado em reportagens que denunciam escândalos e irregularidades. Ele passou em jornais como o Correio Braziliense, Jornal O Globo e Folha de São Paulo e a revista IstoÉ. 

13º Joãozinho da Ponte e 9º Joãozinho Mirim
Nesta sexta-feira, será aberto oficialmente a 13ª edição do Festival Um canto a Dom João Luiz dos Santos - O Joãozinho da Ponte, no CTG Tarumã, a partir das 20 horas. O festival que é voltado à revelação de novos talentos, irá até domingo, 29 de março e terá como shows Juca Castilhos e amigos, além de Layra Souza. No último dia, o evento começará a partir das 18 horas, para apresentação dos jovens talentos do 9º Joãozinho Mirim.

Secretário de Segurança na cidade neste sábado
Filho da terra, o Secretário Estadual de Segurança, Wantuir Jacini, estará em São Gabriel neste sábado com uma longa agenda na cidade para debater os problemas causados pelo abigeato e outros crimes. Ele se reunirá com o Prefeito Roque Montagner às 8h30 no Palácio Plácido de Castro e mais tarde, às 11 horas, o encontro é com a direção do Sindicato Rural no Parque de Exposições Assis Brasil. 

São Gabriel em busca da recuperação neste domingo
No domingo, às 19 horas, o Esporte Clube São Gabriel busca a recuperação na Divisão de Acesso contra o Pelotas, no Estádio Municipal. Apesar da derrota no domingo em Santa Maria, é essencial que o torcedor continue apoiando o time, pois os rumos foram corrigidos. 

Um ótimo final de semana a todos!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.