Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

20 novembro 2014

Bem-estar animal: experiências de Bagé são apresentadas aos gabrielenses

Palestra promovida pelo Gabinete da Vereadora Néca Bragança trouxe experiências desenvolvidas por Bagé e que são referências no Estado
Abrindo um dia de debates sobre o bem-estar animal em São Gabriel - visto como questão de saúde, e que não pode esperar mais - a Câmara de Vereadores foi sede de uma série de palestras sobre o tema na tarde desta quinta-feira (20), em promoção do Gabinete da vereadora Néca Bragança (PSB). Na ocasião, o Prefeito de Bagé, Luis Eduardo Colombo (Dudu, PT), apresentou um case do que está sendo feito na área na cidade, que tem há um ano uma Coordenadoria voltada ao cuidado e tratamento de animais de rua. O trabalho pode servir de base para que São Gabriel implemente políticas nesta área.


Grande público compareceu, mesmo sendo à tarde

Público ouviu atentamente as explicações do Prefeito Dudu Colombo
Junto com ele, estiveram presentes a Coordenadora do Bem-estar Animal, Beatriz Souza e a policial civil gabrielense Patrícia Mozzaquatro Coradini, que atua em Bagé. Dudu abriu o evento mostrando os projetos centrados na castração de animais (cães e gatos) diminuindo a procriação sem controle. Foram apresentados projetos que viraram realidade como a Casa de Saúde Animal (que atende a animais em toda a cidade), a Unidade Móvel de Saúde Animal (atende nos bairros e vilas, além do interior de Bagé, fazendo uma média de 16 castrações/dia) e o Centro de Atenção aos Animais de Rua, que trata dos bichos e destina para adoção.

O Prefeito salienta que com todas estas atuações, realizadas em parceria com o Núcleo Bageense de Proteção aos Animais São Francisco de Assis (NBPASFA), mais de 700 atendimentos e 500 castrações são realizadas por mês, em média. "Só isso não era o suficiente para buscar mais recursos, por isso, criamos a Coordenadoria do Bem-Estar Animal, que atua há um ano na cidade. É um tema que mexe com as pessoas e tem grande relevância, aliás, é questão de saúde pública", afirmou Dudu. Desde que as ações começaram a ser desenvolvidas, em 2007, mais de 25 mil animais foram esterilizados. Dentro da conscientização da comunidade bageense, são realizados seminários, atendimentos de urgência, feiras de adoção, visitação das escolas ao Centro de Atenção e outros eventos.

A Prefeitura investe em recursos próprios, em torno de R$ 100 mil por mês para estas políticas. A Coordenadora Beatriz, em sua manifestação, ilustrou que quando o NBPA começou os trabalhos em Bagé, eram apenas 40 castrações e que tudo isso foi obtido com muita luta e que foi "abraçada" pelo prefeito Dudu. "O cachorro é também um ser vivo, que precisa de cuidados. Começamos esta batalha como 'lunáticas', sendo apenas quatro pessoas, e hoje, somos heroínas", alertando que se São Gabriel quer desenvolver ações do gênero, não monte um canil por que estas estruturas acabam sendo destinadas a "descarte de animais", diz.

Dudu destaca que desde 2007, mais de 25 mil esterilizações foram realizadas em Bagé, que virou a "cidade que ama e respeita os animais"

Beatriz ressaltou que o NBPA venceu preconceitos para mostrar que era certo se preocupar com a saúde animal
Encerrando a programação, a policial civil Patrícia apresentou a "Operação Quatro Patas", que é realizada pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bagé desde 2007, que visa o combate aos maus tratos em animais, com o apoio da Vigilância Sanitária e do NBPA. "Esta ação é com o objetivo de coibir a violência contra os animais, sendo bastante eficaz. Agredir, machucar animais é crime, sim", disse Patrícia, recomendando que as ONGs - Quatro Patas, Amigo Bicho, Anjos de Pêlo, Patinhas e Focinhos - procurem as autoridades e cobrem ações neste sentido, além de pressionarem o Poder Público para que implemente políticas de proteção animal.

A gabrielense Patrícia mostra o trabalho realizado na área policial contra o abandono e maus tratos aos animais em Bagé
"Vocês tem que 'cutucar' o Governo, pressionarem. Conseguimos isso em Bagé depois de muita briga e pressão. O que as ONGs tem que buscar, principalmente, é a castração em massa. A procriação descontrolada não vem dos animais de rua, mas de casa, por que os animais procriam e os filhotes são descartados irresponsavelmente. Estamos muito atrasados nesta questão", sintetizou Patrícia.

A vereadora Néca salientou que este encontro é um dos marcos que estão sendo estabelecidos em São Gabriel para que sejam realizadas políticas de bem-estar animal. "É o momento de chamarmos a atenção da comunidade e dos Poderes para que ações sejam finalmente efetivadas", finalizou. Estiveram presentes na reunião a vereadora Karen Lannes (SDD), o vereador Vagner Aloy (PDT), a Secretária de Gestão e Relações Comunitárias, Tani Vieira e o Procurador Jurídico do Município, Guilherme Abib.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.