Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

30 setembro 2014

Para a história: réplica do galo é entregue ao Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim

Galo foi entregue ao Museu na manhã desta terça-feira, cumprindo um objetivo pela cultura local
Após uma longa jornada que foi iniciada pelo Movimento de Resgate Cultural de São Gabriel e abraçada por baluartes da cultura, um sonho de dois jovens foi realizado na manhã desta terça-feira (30). A réplica em bronze do antigo galo que existia no alto da abóbada da antiga Igreja do Galo, hoje Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, foi oficialmente entregue à instituição, com a presença de vários batalhadores da cultura gabrielense. A entrega foi feita pelo médico Manoel Francisco Assis Brasil Macedo, que patrocinou a confecção da peça em metal.


A ideia começou a tomar forma a partir de março deste ano, por meio dos idealizadores Rodrigo Porciúncula e Emerson Fernandes, que se reuniram para reproduzir o galo, que despareceu em 1985 do alto da antiga igreja, conseguido a partir da construção de uma imagem do galo a partir de antigas fotos e feito com fibra de vidro.

A partir disso, foi criado o Movimento de Resgate Cultural, que procurou a então presidente do Instituto Harmonia, Jenny Garcia Chagas, que apoiou a ideia e enviou o projeto ao IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico do Estado) para captar apoio, o que foi obtido. Vários gabrielenses foram se somando à ideia para tornar este resgate do galo realidade. Uma vasta pesquisa foi desenvolvida para chegar próximo ao que a antiga imagem era.


Entrega foi testemunhada por vários ativistas da cultura local
Foi descoberto que ele foi trazido da Europa por volta do início do Século XVI, onde foi levado às reduções jesuíticas nas Missões. O galo foi trazido daquela região em 1805, pelo Marechal João de Deus Menna Barreto e roubado no dia 11 de setembro de 1985 do alto da nave da Igreja, que seria demolida parcialmente logo após.

O médico Manoel Francisco Macedo, entusiasta da cultura local, se dispôs a patrocinar a construção do galo, em apoio ao que Jenny faz pela cultura local, o que ocorreu em Porto Alegre. "É uma iniciativa que apoiamos pelo trabalho que ela faz pela cultura e patrimônio local. O galo tem sua importância por ser o símbolo da Igreja e ser a sentinela dos pampas", explicou. O galo foi entregue após a assinatura do termo de doação, e em um novo momento, será feita a sua recolocação no alto da abóbada da torre do Museu, devolvendo à São Gabriel um símbolo da cultura e história local.

Ato teve participação do Movimento de Resgate Cultural de São Gabriel
Fizeram parte do processo ainda, os irmãos Gustavo e Amilcar Varella; a ativista cultural Maria Angélica Rey Buere; a advogada Liane Chaves; os demais apoiadores, Everson Dornelles, Rodrigo João Ramalho, Erico Dornelles, Jussara de Bem Barbosa, Alceu Varella, o jornalista Marcelo Ribeiro, entre outros que colaboraram para que este sonho fosse realidade. A réplica em fibra de vidro será também doada ao Museu, além de um material que documenta a sua construção.

Estiveram ainda presentes ao ato, o historiador Osorio Santana Figueiredo, o radialista Dagoberto Focaccia, a arquiteta Berenice Acosta, a professora Mary Buere e a coordenadora do Museu, Marilene Reis Dotto. 


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.