banner Explicit Neon Blackout II Rosário do Sul

banner eventos festival de coragem e corcovo



Big Max SupermercadosLojas Pop - São GabrielAna Paula Ross - Cirurgiã-dentistaCauzzo Assistencial São GabrielToque Gourmet & FestasDr. Diego Machado Langbecker - Cirurgião-dentista

Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim atrai a juventude contando passado e presente do ensino

Passado e presente do Ensino em São Gabriel, e métodos de disciplina usados estão em exposição no Museu da Igreja do Galo (foto Sandra Lorenz)
Uma exposição marcada pela simbologia expressa em cores, personagens e equipamentos ligados à educação. Cada detalhe, conta o passado do ensino em sala de aula e revela a essência da “Escola Tradicional”. Tempo em que a autoridade do professor, por muitas vezes, ultrapassava a dos próprios pais. Grãos de milho no canto da sala, canetas tinteiro, a palmatória, lousa negra, mata borrão e a pedra preta, que substituía o caderno, formam ambientes diferenciados, que passo a passo ilustram a mostra, que propõe um passeio pela história. O tratamento rígido ilustrado pelo castigo, com o aluno em pé de frente para o quadro e ainda a simulação de um curioso visitante de joelhos no milho trazem para o presente, a dimensão do que os estudantes vivenciavam para aprender, anos atrás.


O caminho é curto, mas intenso em informações, passa pela lousa negra, verde, branca e chega à interativa. Do livro didático “Revista do Ensino” datado de 1963, a 54ª edição da “Seleta em Prosa e Verso” de 1980, ao computador e ao Ensino à distância. A riqueza dos ambientes foi possibilitada por uma parceria entre o Museu, a Escola XV de novembro, que disponibilizou a maioria do material, a Universidade Federal do Pampa e a Escola Perpétuo Socorro. Para a Chefe de Serviço Técnico do Museu, Marilene Reis Dotto, a mostra é um elemento de reflexão: “Propomos aqui um esclarecimento sobre a educação. Toda essa simbologia revela que  ao contrário de outras áreas, a educação sempre andou atrás das tecnologias. A proposta também é de fazer  pensar, para que a juventude e as pessoas compreendam melhor pensamentos e atitudes dos mais velhos”.  

Acompanhados pela professora Maria de Lourdes, jovens e adolescentes se encantam, comparam o ontem e o hoje e viajam no tempo, adquirindo conhecimento no Museu Municipal. A exposição com o tema: Tendências Pedagógicas e Espaços Escolares: Um passeio pela história, que começou no dia 18, vai até o fim do mês no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim e está aberta ao público das 9h às 112h e das 14h às 18h.

Nenhum comentário: