Tá na vida, tá no Super, tá na Expoagas - de 19 a 21 de agosto

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Pai Raíz Peruzzo - Compre e concorra!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Pai Raíz Peruzzo - Compre e concorra!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

21 janeiro 2013

Carnaval 2013: JUPOB homenageará a Turma do Chaves na avenida


Personagens de Bolaños (foto 1) serão homenageados pela entidade, que está há 35 anos no Carnaval gabrielense (foto 2)
A partir de hoje, começaremos a falar um pouco do que as entidades do Carnaval gabrielense trarão em seus enredos. Hoje, começamos com a Academia de Arte e Cultura JUPOB, que trará um enredo inédito até mesmo no Carnaval gaúcho, que é uma homenagem à Turma do Chaves, criada pelo mexicano Roberto Gomes Bolaños (Chespirito).

Completando 35 anos de Carnaval em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, a Academia de Arte e Cultura JUPOB recorreu a um tema que tocará todas as gerações. Neste ano, o bloco carnavalesco leva para a avenida os personagens criados pelo ator mexicano Roberto Gomes Bolaños (Chespirito), mais precisamente a Turma do Chaves, que ainda é exibida na televisão brasileira. "Com a turma do Chaves o Lobão vai festejar 35 carnavais: A Jupob é meu lugar!", homenageia Bolaños e a turma da Vila mais famosa do humor mundial.

Composto por Marcel Bastianello (Marcel da Cohab), Ricardo Moreno, Diego Neves, Rogério Melo, Émerson Fernandes e André Teixeira, o tema une os 35 anos da entidade com a adoração pelo seriado, que está na TV brasileira há mais de três décadas.

Marcel explica que a ideia nasceu de forma a trazer um tema que cativasse e trouxesse lembranças a jovens e adultos, casando também com os 35 anos da entidade carnavalesca. "Os fãs e 'jupobianos' podem esperar uma homenagem ao seriado, não só ao Chaves. Começamos falando do Bolaños (Chespirito) e depois dos personagens criados por ele até o seriado propriamente dito, com as situações que marcam, os personagens (bordões, por exemplo) e a mensagem filosófica que o seriado passa, visto que temos notícias que o seriado é usado em aulas de filosofia também", destaca.

Ele destaca que a simplicidade e a pureza do personagem simboliza as melhores coisas da vida. "Embora o personagem seja antigo, as melhores coisas da vida são as mais simples, e o Chaves transcreve isso", frisando que o tema será para todas as idades, de crianças a adultos. "A aceitação nas redes sociais foi muito boa, o que aumenta muito a responsabilidade em fazer um belo samba", finaliza.

O samba foi lançado pela entidade em dezembro, e a temática do desfile será toda voltada à apresentação da Turma do Chaves, o que promete ser inédito no Rio Grande do Sul. Além da caracterização das alegorias e uniformes do bloco, crianças deverão sair vestidas como os personagens do seriado. Ações nas redes sociais estão sendo realizadas, como a troca das fotos de perfil por fotos dos atores do seriado, tudo para propagar a ideia, que é considerada inédita na região. A entidade desfilará na noite de 10 de fevereiro, no concurso de carnaval de São Gabriel.

A turma do Chaves
Com o nome original de El Chavo del Ocho, a série surgiu em 1971 produzida pela Televisa, onde por meio da criação de Roberto Gómez Bolaños, relata o cotidiano de uma vila onde mora um garoto pobre, mas que tem bom coração. Mesmo assim, surgem confusões de todos os tipos envolvendo os personagens. A série foi produzida até 1980, mas continua no ar em muitos países, entre eles o Brasil, onde reúne uma gama imensa de fãs. Tem como personagens principais, além de Chaves, interpretado pelo próprio Bolaños, Quico, Seu Barriga, Dona Florinda, Professor Girafales, Seu Madruga (que se tornou ícone pop), Dona Clotilde e Chiquinha.

Academia de Arte e Cultura JUPOB
Fundada em 1978, quando cinco amigos se reuniram para criar um bloco de carnaval que inicialmente era formado somente por homens, a entidade se tornou a mais popular do Carnaval gabrielense. Seus fundadores foram Augusto Solano Lopes Costa, Francisco Firpo Siqueira (Fico), Henrique Ferreira Dubois (Bibico), Hugo da Cunha Fernandez Gonçalves e Ladislau Kotlinsky do Brasil (Gringo), a entidade foi evoluindo aos poucos e conquistando cada vez mais sócios, crescendo ano a ano. Tem como presidente o cantor e músico Rogério Melo, e conta com uma média de 900 sócios por Carnaval. Aborda temáticas atuais em seus sambas, e tem se reforçado de grandes nomes do samba regional para competir no Carnaval, ao mesmo tempo, proporcionando entretenimento e ações para a comunidade gabrielense.

"Com a turma do Chaves o Lobão vai festejar 35 carnavais: A Jupob é meu lugar!"
(Marcel da Cohab, Ricardo Moreno, Diego Neves, Rogério Melo, Émerson Fernandes e André Teixeira)


Vem comigo bateria que eu quero sambar

Vem comigo com alegria que eu quero cantar
Com a turma do Chaves o Lobão vai festejar
Eu sou JUPOB e a JUPOB é o meu lugar!!!!


Lá vem a JUPOB com a turma do Chaves

Todos atentos olhando pra avenida
Que felicidade! A vida é arte e a arte é vida!
Sem querer querendo o mundo conheceu,
O talento genial,
“Chespirito” ganhou as telas e na passarela,
É enredo do meu carnaval.


A vila tão simples, com ar de boas vindas,

Mais simples ainda em seu viver tão comum,
O Professor entrega flores pra Florinda,
Pro pirulito o Kiko sempre pede algum,


“Buá, buá!” Se a Chiquinha chorar,

Pro seu Madruga eu tiro o Chapéu,
É muita história pra contar e lamentar,
Pra não pagar o aluguel.


E bate no pulsar da bateria

O coração da “Alcatéia” que anuncia


Tinha que ser você, minha razão de viver   (Bis)

Academia coisa linda de se ver


Boa noite, vizinhança a vida é um eterno caminhar,

Vai o menino sorrindo. Sonhar é viajar!
Alô, “nação Gabrielense!”
Eu quero ver essa galera arrepiar
O passado está presente e o futuro a nós pertence
A turma toda vai cantar:
JUPOB eu “tô que tô”, uma história de amor
A emoção que faz a lagrima rolar.


* As demais entidades carnavalescas já podem agendar nossa visita. Entre em contato pelos fones 3232-3766 ou 96045197, para irmos visitar e colher informações sobre o samba-enredo para 2013.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.