Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

28 novembro 2012

Prêmio Bravo é hoje à noite

Premiação do Bravo e Mérito será no Palacete Pedro Osório, em Bagé
Bagé - No dia 28 de novembro, Bagé é sede de mais uma edição um prêmio que reverencia as ações e os gestos admiráveis e de sucesso, assim como o amor pela Rainha da Fronteira. Organizado pelo colunista social Gilmar de Quadros (foto ao lado) e com realização do Jornal Folha do Sul, o Prêmio "Bravo" Dr. Álvaro de Godoy e do Mérito Anunciação de Godoy promete ser mais uma vez, marcante. O cenário da premiação do Bravo e do Mérito será no Palacete Pedro Osório, sede da Secretaria Municipal de Cultura. O Caderno7 conversou com o colunista, que atua no Folha do Sul e nas Rádios Difusora e Antena 1, com exclusividade.


O Bravo é entregue a personalidades com forte vínculo com Bagé e o Mérito, entregue a uma empresa exemplo, teve início em 1986, e leva o nome do casal que foi ligado ao prêmio. O objetivo é de reverenciar e reconhecer ações e gestos admiráveis e de sucesso. "Em sua história, muitos cidadãos receberam o reconhecimento, entre os tantos: Dr. Jônio Salles, Dr. Oscar Salis, Tacísio Taborda, Jaime e Lauro da Silva Tavares, Jaime Vaz Brasil, João Roberto Vasconcellos, Luiz Coronel, Tânia Carvalho, Carlos Moraes, Mário Freitas da Silva e Alceu Malafaia Barreto. Muitos dos nomes como, por exemplo, Dr. Luís Carlos Salles, ganhou troféu no passado, e hoje o neto, Dr. Guilherme Madruga recebe amanhã, trilha o mesmo caminho e trajetória de sucesso", frisou Gilmar.

Conforme conta o idealizador da premiação, colunista Gilmar de Quadros, a proposta sempre foi de reconhecer o trabalho de bajeenses ou personalidades que na cidade atuam. O grande diferencial da iniciativa, relacionando-a a diversos outros prêmios, é que nunca se cobrou nada pela homenagem, o que faz Quadros orgulhar-se. Em todo o período de história, a premiação sempre contou com grandes parceiros, empresas que patrocinaram os eventos. Ele lembra que grandes marcas como a Skol, Unibanco e Ipiranga, que por anos mantiveram o apoio, esta última marca foi a primeira a incentivar a ação.

Por 24 anos seguidos, personalidades receberam o prêmio, que teve uma interrupção dos anos 2000 a 2009, quando foi retomado em parceria com o Jornal Minuano, e recebeu os nomes do casal Dr. Álvaro e Anunciação Godoy. Gilmar de Quadros explica que dar os nomes de ambos aos troféus Bravo e Mérito foi uma forma de homenagear todas as ações assistenciais que realizaram, “pelos beneméritos que foram”, enaltece, lembrando que o Sindilojas também fez o mesmo com o jornalista Mário Lopes, que leva o nome da premiação dada pela entidade. “O que me levou a retomar o evento foi observar o quanto Dr. Godoy merecia ter um troféu com o nome dele” conta.

A confecção das estatuetas foi articulada pelo colunista, que queria esculturas bonitas que demonstrassem a importância do acontecimento. Assim, convidou a artista plástica Graça Dolores de Porto Alegre, para criar os modelos que permanecem até hoje. Após o falecimento de Graça, os filhos deram os moldes para Gilmar de Quadros, para que a criação se perpetuasse.

A sugestão das pessoas que recebem as estatuetas é popular. O colunista comenta que já há cinco nomes indicados para o próximo ano. Sobre qual edição foi mais marcante ao longo da história do prêmio, Gilmar de Quadros diz que é difícil dizer, pois cada uma teve personalidades igualmente merecedoras. “Quando Dr. Mário Freitas da Silveira foi homenageado, anos 80, lá na Rural, os colegas dele da Sociedade de Medicina subiram ao palco sem que ninguém soubesse para abraçá-lo, foi algo de que nunca me esqueci” recorda, lembrando também do ano em que Marta Sawada, da floricultura que leva seu nome, recebeu o Bravo, toda família e ela usaram traje típico japonês, “foi muito bonito”, elogia.  A edição de 2011, Bicentenário de Bagé ocorreu na Catedral de São Sebastião; depois, recepção na Praça da Catedral.

A festividade deste ano começa a partir das 20h30min, no Palacete Pedro Osório, com produção de Rubinho Oliveira. Só para lembrar quem recebe esta homenagem não tem nenhum custo financeiro; exige apenas a presença do homenageado que não deve ser representado na ocasião sob pena de não ter seu nome chamado na solenidade.

A tradicional “Noite do Bravo”, sempre que  se fala em homenagear bageenses ilustres, esses dois troféus são os mais lembrados até por serem  entregues há  mais de três décadas.  Muitos vêm de longe, outros ainda vivem na pampa, mas o fato é que sempre é bom ser agraciado com  o Bravo! Talvez este seja o único troféu sem um dono, ele é de toda uma comunidade que participa ajudando a eleger quem o receberá.  O Bravo é do povo de Bagé! O brilho e o espetáculo da entrega  também conta com participação de quem queira prestigiá-lo, uma vez que essa solenidade ocorre em espaço público – ano passado fora na Catedral de São Sebastião.
Gilmar de Quadros

Quem são os premiados deste ano:

Troféu Bravo Álvaro de Godoy
Maria Cristina Irigoyen Peduzzi (Ministra do Tribunal Superior do Trabalho) - Brasília
Renato Abdala Karam Kalil (médico, cardiologista, Instituto do Coração) - Porto Alegre
Sara Leguissamo (arte educadora na cidade do Porto) - Portugal
Pedro Ernesto Capiotti Obino (Administrador de Empresas) - Grupo Obino
Joab Muniz (maestro e compositor, Orquestra Filarmônica Batista)
Isabela Amilivia Fogaça (cantora e compositora)
Zulmar Benites (compositor nativista)
Padre Juarez Testoni (pároco da igreja Nossa Senhora Auxiliadora)
Marcelo Moglia (cabanhas Calabassa e Firmeza, ginete campeão na Expointer
Miriam Akagi (decoradora)
Maria Luisa Cardoso Pêgas (diretora do Museu Dom Diogo de Souza)
Mariano Augusto Dutra Rodrigues (repórter Rádio Difusora)
Airton Carvalho Leão (advogado, membro consultor da Sociedade Brasileira de Cegos)
Paulo César Teixeira (Professor, diretor da escola estadual Leopoldo Maieron – CAIC Bagé)
Escola de Dança Bio Center
Clínica de Tênis Paulo Alves 
Sociedade Cultural Os Zingaros
Companhia de Comédia Bufões da Rainha

Troféu Mérito Anunciação Gomes de Godoy
Grupo de Apoio à Santa Casa de Bagé


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.