636480369741421
Loading...

Aprendendo a investir

Josias Borges Colunista do blog A Educação financeira vem aí O Brasil é testemunha de ...

Josias Borges
Colunista do blog

A Educação financeira vem aí
O Brasil é testemunha de uma sutil mudança cultural que joga luz sobre uma questão essencial para a consolidação de nosso país como uma grande nação: a educação financeira. Esta postura já pode ser observada em diversos segmentos de nossa sociedade, como no setor bancário, por exemplo, que até pouco tempo atrás, com sua propaganda, exploravam o máximo do emocional do público, com objetivo de vender cada vez mais empréstimos ao povo.



Ocorre que a facilidade ao acesso ao crédito, o crescimento da renda, aliado a praticamente irrecusáveis apelos comerciais, fizeram com que o brasileiro se endividasse, trazendo como conseqüência o aumento da inadimplência. Quem paga esta conta é o próprio consumidor, que vê a taxa básica de juros caindo, porém sem perceber uma queda proporcional nas taxas praticadas pelos bancos. Um dos principais motivos disso acontecer é que os bancos incluem nas taxas cobradas por financiamentos, o risco de inadimplência.

Por outro lado, é somente a educação financeira que vai fazer com que o brasileiro saiba utilizar o crédito de maneira consciente. Por isso temos visto instituições bancárias em pleno processo de transformação inclusive de sua propaganda. A mensagem que antes era puramente de incentivo ao consumo, agora traz orientações ao crédito consciente, ao maior controle das finanças, etc. O que mudou? A mudança ainda não ocorreu por completo, mas está a caminho. Trata-se da sobrevivência da sistema. Digo isso por que o Brasil está acordando e o brasileiro cansado da relação de subordinação que sempre teve com o sistema bancário. Agora, é gora do Brasileiro mostrar quem é que dá as cartas. Está na hora do brasileiro mostrar que quer ter acesso a mais informação, melhores produtos financeiros, etc.

No mês de julho participei de uma palestra com o presidente da BM&F Bovespa, senhor Edemir Pinto. Uma das grandes novidades apresentadas é um projeto em parceria com a comissão de valores mobiliários que prevê várias iniciativas de educação financeira, inclusive em escolas. Esta é uma novidade que pode desencadear no Brasil um processo que já ocorreu em outros países com economia desenvolvida.

Com o brasileiro tendo mais educação financeira, a economia tende a ter menos oscilações, o crédito será melhor utilizado, e uma substancial transferência de recursos que hoje estão nos bancos, deverão ser intermediados por outras instituições que provêem acesso a produtos mais sofisticados de investimentos. A educação financeira vem aí e você pode se antecipar a todo este movimento. O Brasil está mudando, mude você também. Saiba mais sobre educação financeira. Uma ótima semana e BOAS ESCOLHAS.


Reações: 
Josias Borges 1015942748333846158

Postar um comentário Default Comments

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.

emo-but-icon

Início item

Anuncie aqui

Arquivo do blog

Parceiros

Assine via email

Índice

Agenda Agronegócios Alberto Perdomo Animais Anunciantes Ao Vivo Arte Bairros Beleza Bereci Macedo Blog Boteco Bohemia Caderno7 Campanhas Capa Carnaval Celso Paz Cenas do Povo Cia do Pampa Cidadania Cinema Civismo Ciência Clair Alves Classificados Claudenir Munhoz Cláudia Brasil Colunistas Comunicado Comunicação Comunidade Concursos Copa do Mundo Correio Gabrielense Crônicas Culinária Cultura Curiosidade Datas Comemorativas Desenvolvimento Destaque Direito Divulgação Dona da Noite Economia Educação Eleições Eleições 2012 Empreendedorismo Empregos e Oportunidades ENART Enquete Entrevista Espaço do Leitor Especial Especial Natal e Ano Novo 2012 Esporte Estado Eventos Expofeira de São Gabriel Expofeisc Expointer Exército Festas Festejos Farroupilhas Fotos Francci Alves ger Geral Getúlio Júnior Guia Empresarial História Homenagem Humor Imagens Informação Internet Jaqueline Teixeira Jornal Caderno7 Josias Borges João Pedro Lemos Juarez Trindade Julia Benitez Juliano Assis Brasil Juliano München Jupob Seven Justiça Jéssica Pacheco Kelly Pinheiro Laíz Lacerda Literatura Lorena Raspanti Loterias Lucas Fagundes Luis Umpierre Marcel da COHAB Marcelo Ribeiro Marlon Oliveira Marília Vargas Meio Ambiente Memória Mensagem Moda Moises Lopes Multimídia Mundo Música Nascimentos Natal Nostalgia Notícias Obituário Opinião País Plantão Polêmica Polícia Política Promoções Publicações Legais Publicidade Publieditorial RBC FM Região Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rosário do Sul Rural Rádio Saúde Segurança Serviço Serviço Público Seu Bentôô Social Sodê Freitas Solano Costa Solidariedade São Gabriel Saneamento Tecnologia Tempo Tempo Real Tenis Club Tiago Fagundes Timm Bar Top Blog Brasil Tradicionalismo Tragédia em Santa Maria Trânsito Turismo TV TV Caderno 7 Tênis Clube Uilian Pacheco Universo Up-D Utilidade Pública Variedades Verão Vestibular Vestibular UFSM 2012 Vestibular UFSM 2013 Viagens Vídeos Áudio