CLIQUE AQUI PARA VER O SITE ESPECIAL DE FINAL DE ANO

Banner anúncio show Tradição em São Gabriel



Big Max SupermercadosLojas Pop - São GabrielAna Paula Ross - Cirurgiã-dentistaCauzzo Assistencial São GabrielToque Gourmet & FestasDr. Diego Machado Langbecker - Cirurgião-dentista

Unipampa: Técnicos Administrativos e acadêmicos se unem em protesto por melhores condições

Técnicos e acadêmicos protestaram unidos hoje no campus local, por melhores condições

Uma questão que já vem recorrente desde o ano anterior volta à tona na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), agora somada as reivindicações dos alunos - melhorias nas estruturas, visto o crescimento anual no contingente acadêmico em São Gabriel. Nesta quarta (25), técnicos administrativos paralisaram as atividades nas universidades federais de todo o país, entre elas a Unipampa. Somado à mobilização - onde não se descarta uma greve futura - os alunos também aderiram para exigir providências para a estrutura da instituição.



A mobilização foi durante o dia, onde os alunos se reuniram na sede administrativa, localizada em frente ao Estádio Municipal, com cartazes e manifestações. Segundo o técnico administrativo e representante do Sindicato da categoria, Diogo Elwanger, a decisão foi tomada em recente congresso entre as federações e sindicatos, onde retoma os pleitos que motivaram as paralisações em 2011. "Há vários eixos e pautas, mas a principal é a reposição salarial, que não ocorre desde 2007, além dos ajustes nos planos de carreira e também a estrutura da universidade, que vem crescendo a cada ano em São Gabriel, mas falta estrutura", frisando que os alunos tem sido solidários à causa.

Embora tenha ocorrido a retomada das obras no começo do ano, os problemas de estrutura ainda afligem os acadêmicos, com materiais e equipamentos que seguem encaixotados devido à falta de espaço, impossibilitando as práticas científicas. Dentro das reivindicações, os alunos também solicitam melhorias no acesso ao campus - há um projeto para a instalação de um sistema de iluminação no acesso ao Campus Central da Unipampa na BR-290, apresentado recentemente em reunião entre a Reitora Ulrika Arns e o Prefeito Rossano Gonçalves - e maior oferta de bolsas para projetos de extensão científica, atualmente insuficientes.

Os alunos chamam a atenção da comunidade para a importância que a Unipampa tem, visto o movimento que proporcionou na comunidade, pela demanda provocada pela população que vem de vários estados do País. A mobilização deverá continuar nos próximos dias, podendo inclusive evoluir para uma greve, como ocorreu no ano anterior. Confira um vídeo gravado com os acadêmicos e o técnico administrativo Diogo Elwanger:


Nenhum comentário: